Associação Comercial de São Paulo premia startups com Selo de Inovação

São Paulo, 6 de dezembro de 2023 - A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), por meio do seu Conselho de Inovação (CONIN), promoveu nesta quarta-feira (4) a entrega do Selo de Inovação às 31 startups finalistas da terceira edição do programa de impulsionamento Ac boost. Em 2023, a iniciativa recebeu um número recorde de 1.029 inscrições.

O Selo de Inovação da ACSP certifica a capacidade desses empreendimentos para serem adotados pelos pequenos empresários, após avaliação e endosso da entidade. As 31 empresas emergentes certificadas foram escolhidas entre as 60 selecionadas em julho, passando por um intenso cronograma de atividades, realizado entre agosto e dezembro, incluindo mentorias personalizadas, workshops e trilhas de conhecimento conduzidas por especialistas do Sebrae, CONIN e profissionais mentores do mercado.

“Parabéns a todos vocês que estão aqui. Parabenizo também toda a equipe da Alessandra pelo trabalho desenvolvido com o Pateo76. E saibam que vocês têm o apoio da Associação Comercial porque estão construindo o que nós precisamos, um mundo melhor”, disse o presidente da ACSP, Roberto Mateus Ordine.

A terceira edição do programa Ac boost também incorporou melhorias, como a reformulação das métricas de seleção, fundamentada em uma ferramenta avançada para tornar o processo de escolha das 60 startups ainda mais precisa e eficiente.

“No terceiro Ac boost, atingimos um estágio avançado no desenvolvimento do programa. É muito gratificante reconhecer os rostos que já conhecemos e perceber que as startups continuam conosco, compartilhando não apenas um momento de aprendizado, mas também promovendo efetivamente a colaboração”, afirmou Alessandra Andrade, gestora do Pateo76 e coordenadora do Conselho de Inovação (CONIN).

Neste ano, o perfil dos participantes apresentou uma mudança em relação aos anos anteriores, com 43% dos inscritos focados em modelos de negócios de assinaturas, que abrangem diversos tipos de produtos. Além disso, 53% se declaram em estágio de crescimento, tração ou scale-up, e 59% declaram que membros de suas equipes já estiveram em altos cargos de gerência anteriormente.

No encerramento do evento, Alessandra convidou a presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), Ana Claudia Cotait, a subir ao palco para discutir a possibilidade de desenvolver um projeto no próximo ano. “Precisamos do CMEC mais próximos do Conselho de Inovação, então a minha fala, para finalizar, é que as coisas só acontecem por comunidade e parceria”, disse. “Eu queria te propor de criarmos um programa de educação e inovação para as mulheres empreendedoras dos CMEC e que a gente possa fazer isso juntas, como um grande projeto para 2024, para termos a oportunidade de estar mais juntos, de fazer mais coisas e de impactar ainda mais o nosso ecossistema”.

Programa Ac boost

Na 1ª edição do Ac boost, realizando em 2021, foram selecionadas 20 startups dentre 202 inscritos. No ano seguinte, a seleção contemplou 56 empresas emergentes dentre 391 inscritas. Durante essas duas primeiras edições, foram emitidos mais de 50 selos de Inovação, e, além disso, mais de 80% dos participantes do último ciclo relataram ter fechado novos negócios devido ao Ac boost. Também forma mapeamos mais de 40 possíveis novos produtos para associados. O primeiro contrato entre uma startup Ac boost e a ACSP foi fechado em 2023 com a Hoff Analytics, uma das participantes do programa de 2022.

Veja as fotos: flic.kr/s/aHBqjB5Wc1

Por ACSP