ATENÇÃO PARA AS OPORTUNIDADES COMERCIAIS COM A ÍNDIA

O evento India for Business 2021, promovido pela São Paulo Chamber of Commerce da Associação Comercial de São Paulo, em parceria com o Consulado Geral da Índia em São Paulo, chamou a atenção dos empresários brasileiros para as oportunidades comerciais que podem surgir no país asiático.

A Índia soma quase 1,4 bilhão de habitantes, um mercado em que 315 milhões de consumidores ascenderam à classe média, tem mais de 50 mil startups e projeção de atingir um PIB de US$ 5 trilhões até 2025. Lá está sediada a maior fabricante de vacinas do mundo e a economia digital está em ascensão.

Em tempos de pandemia, ter um primeiro contato ou adquirir conhecimento adicional sobre como fazer negócios com a Índia é uma oportunidade que tem de ser avaliada por qualquer empresa, inclusive as empresas, segundo Alfredo Cotait, presidente da ACSP. “É um grande mercado a que temos que ficar atentos. Quem quer participar do comércio exterior não pode deixar de olhar a Índia como destino de negócios fundamental”, afirma Cotait.

Ao citar o tamanho do mercado indiano, Suresh Reddy, embaixador da Índia em Brasília, que caracterizou o país pela distância e com grandes números “às vezes difíceis de compreender”, destacou a força da economia nacional e as projeções para o médio prazo - como ampliar o PIB de US$ 3,3 trilhões para US$ 5 trilhões até 2025. "Estamos bastante confiantes. A pandemia atrapalhou, mas em cinco anos chegaremos lá", acredita.

Durante o webinar India for Business, a São Paulo Chamber da ACSP e a Confederation of Indian Industries (CII), que já tinham relacionamento e parcerias de longa data, celebraram um Memorando de Entendimento para estreitar relações e fomentar possíveis trocas comerciais entre seus 9 mil membros diretos e 300 mil indiretos.

A realização do webinar foi resultado da reunião entre Alfredo Cotait Neto, Suresh Reddy e Amit Kumar Mishra, cônsul-geral da Índia em São Paulo, no fim de 2020, para estimular trocas comerciais entre os países.

Por ACSP