O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, é o primeiro convidado do Ciclo de Debates que a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) promove com os postulantes ao Executivo municipal nas eleições deste ano. Covas, do PSDB, vai apresentar suas ideias em evento que acontece no dia 29 de setembro, das 12h às 14h.
A ACSP organizará discussões entre os políticos com reais chances de vencer o pleito, marcado para o dia 15 de novembro no primeiro turno. Para isso, encomendou uma Pesquisa Eleitoral Ibope sobre as intenções de votos à Prefeitura e vai mobilizar os representantes das 15 distritais distribuídas pela cidade para colaborar.
“Vamos balizar toda a nossa estrutura e o conhecimento dos problemas do município que temos para, em seguida, convidar os candidatos a apresentar seus planos e também passar a eles as nossas sugestões”, afirma Alfredo Cotait Neto, presidente da ACSP.
Divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo, a pesquisa mostra uma grande indefinição do cenário das eleições no município. Os números apontam que 33% dos eleitores votarão branco, nulo ou ainda não definiram seus candidatos.
Numa análise estimulada (em que se fala o nome dos candidatos para as pessoas), a Pesquisa Ibope realizada entre 15 e 17 de setembro apontou que Celso Russomanno (Republicanos) lidera a disputa, com 24% das intenções de votos, seguido pelo atual prefeito Bruno Covas, com 18%, e Guilherme Boulos (PSOL), com 8%.
Em quarto lugar aparece Márcio França (PSB), com 6%; e em quinto, Arthur do Val (Patriota) e Joice Hasselmann (PSL) empatados, com 2%. Com 1% estão juntos Andrea Matarazzo (PSD), Filipe Sabará (Novo), Jilmar Tatto (PT), Levy Fidelix (PRTB), Marina Helou (Rede Sustentabilidade), Orlando Silva (PCdoB) e Vera Lúcia (PSTU). Votos brancos e nulos chegaram a 23% e 10% das pessoas não sabem ou não responderam o questionário.
Já em um estudo espontâneo (em que não se fala o nome dos candidatos para as pessoas), a liderança muda para o atual prefeito Bruno Covas (PSDB), com 7%. Depois aparecem Guilherme Boulos (PSOL), com 5%, e Celso Russomanno (Republicanos), com 3%. Neste cenário, 56% não sabem ou não responderam a pesquisa. Votos brancos e nulos atingiram 22%.
Foram ouvidos 1001 eleitores da cidade de São Paulo e a margem de erro do estudo estimulado é de 3% para cima ou para baixo. O nível de confiança da Pesquisa Eleitoral Ibope é de 95%, ou seja, esta é a chance de os números retratarem o real cenário eleitoral, caso as eleições fossem hoje.
Por ACSP