AVANÇO DA PANDEMIA IMPACTA NA ABERTURA DE MPE

O número de micro e pequenas empresas abertas no 1º bimestre de 2021 foi 1,7% menor do que no mesmo período de 2020, segundo levantamento do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), com base em dados da Receita Federal.

A maioria das 98,1 mil empresas (57%) foram abertas em janeiro, o que representa crescimento de 12,6% em relação ao mesmo mês do ano passado. Entretanto, o baixo desempenho na abertura de empresas em fevereiro puxou o resultado do bimestre para baixo, com retração de 15,8%, na comparação com o mesmo mês de 2020.

A queda de abertura de empresas de micro e pequeno porte pode ser reflexo das dificuldades que donos de negócios estão enfrentando com o novo avanço da pandemia do coronavírus, segundo avaliação de Carlos Melles, presidente do Sebrae.

No mês de fevereiro, dos 20 segmentos de pequenos negócios com maior registro de abertura, 18 tiveram queda significativa, especialmente atividades de lanchonetes e similares (-37%), restaurantes (-34%), comércio varejista de mercadorias em geral (-26%) e vestuário (-24%).

Somente duas atividades apresentaram aumento de abertura de empresas em fevereiro: consultoria em gestão empresarial (+6%) e atividade de corretagem, compra e venda de imóveis (+4%).

Por ACSP