BALANÇO DE VENDAS: NOVEMBRO COMEÇA COM ELEVAÇÃO DE 6,1%

O varejo da capital paulista se mantém em nível de recuperação e com perspectivas de encerrar o ano nos mesmos patamares de 2019, quando ainda não tínhamos a pandemia do coronavírus. É o que mostra a prévia do Balanço de Vendas, indicador da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) com base nos dados fornecidos pela Boa Vista.

Os dados preliminares da primeira quinzena de novembro registraram elevação média de 6,1% nas vendas, comparados com o mesmo ciclo de outubro, segundo o Balanço. Ao observar os índices obtidos nos últimos meses, vemos que a recuperação econômica gradativa se iniciou em junho, quando as medidas de flexibilização começaram a valer para o comércio.

De lá para cá, as perdas foram se diluindo com retrações de 54,9%, 47,7%, 33,6%, 14,6% e 9,2% (junho, julho, agosto, setembro e outubro respectivamente). Agora, segundo os dados preliminares, a queda é de 5,8%, se comparada a primeira quinzena de novembro deste ano com a primeira quinzena de novembro de 2019.

“Em outubro, as vendas para o Dia das Crianças ajudaram a reduzir as perdas acumuladas até agora. Nesta primeira quinzena de novembro, embora os resultados demonstrem tendência de elevação, ainda não é possível projetá-los”, analisou o economista da ACSP, Marcel Solimeo.

Ainda assim, segundo Solimeo, há a expectativa de que a Black Friday incremente o resultado do varejo, principalmente nas lojas online. No auge das quedas históricas para o setor, os indicadores marcaram, em março, recuo de 27%; em abril, de 63,8% e em maio, de 67%. A comparação é possível quando nos baseamos no mesmo período de 2019. 

Por ACSP