BALANÇO DE VENDAS REGISTRA QUEDA EM JANEIRO

Com medidas que impactaram negativamente no caixa dos comerciantes, o mês de janeiro teve queda nos negócios, segundo o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), baseado nos dados fornecidos pela Boa Vista S/A. Em comparação ao primeiro mês de 2020, a queda média registrada na movimentação do varejo foi de 11,1%. Em relação a dezembro, as vendas caíram 38,7% pois as lojas na capital tiveram de fechar as portas por vários dias em janeiro.

Outros dois fatores que contribuíram para que números tão baixos fossem registrados relacionam-se à alta da inflação de produtos de primeira necessidade, como o arroz e o leite, e o fim do Auxílio Emergencial. Ambos deixaram a população com menor poder de consumo no varejo.

“Venda perdida nunca mais pode ser recuperada”, disse Marcel Solimeo, economista da ACSP. “O consumidor já está com mais dificuldade para comprar pelo atual cenário econômico e, para piorar tudo, ainda vivenciamos o fechamento do comércio em cumprimento às medidas determinadas pelo Estado, por causa da pandemia”, complementou.

Essa queda poderia ser ainda mais representativa caso não houvesse a Sampa Week, período de promoções do varejo criado pela entidade, com apoio do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo e de outras instituições para ajudar a impulsionar a economia paulistana. As promoções dos lojistas, que terminariam em 31 de janeiro, foram prorrogadas até 12 de fevereiro.

O Balanço de Vendas de janeiro representa um baque econômico para o varejo, pois havia a sinalização de que a economia do setor estivesse se recuperando desde o fim do primeiro ápice da desaceleração na movimentação do comércio, ocorrido em junho do ano passado. Vale lembrar que no mês do último Natal o comércio também teve dias de portas fechadas. “A gente acredita e espera que essas medidas de flexibilização permitam o funcionamento do comércio todos os dias a partir de agora”, disse Solimeo. 

Por ACSP