Apesar de ficar marcado pela pandemia do novo coronavírus, 2020 foi um ano muito produtivo para o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). “Foi o ano da capacitação”, avalia a presidente do CMEC, Ana Cláudia Badra Cotait.
Em 2020, o Conselho triplicou sua atuação com iniciativas focadas em capacitação e reconhecimento de mulheres empreendedoras, que precisaram recomeçar ou alterar drasticamente a rota dos seus negócios, neste cenário adverso de pandemia. Destaca-se, neste contexto, o lançamento do Profis Online , primeiro marketplace que oferece cursos profissionalizantes gratuitos ou de baixo custo e que se estende não apenas para as mulheres, mas para suas famílias ou qualquer pessoa em busca de uma nova chance no mercado empresarial ou de trabalho.
Outra iniciativa bem-sucedida foi a parceria com grupos de empreendedoras do Brasil e do exterior como o Mulheres Que Decidem e a Rede Mulheres Empreendedoras, para trocar experiências, fazer negócios e também capacitar. O ano culminou com a entrega do prêmio Tarsila do Amaral, que reconhece, valoriza e premia micro, pequenas e médias empresárias com foco em transformação social – oferecendo também a chance de qualificação e mentoria com especialistas.
"Capacitadas, essas mulheres se tornam aptas a sair de qualquer situação vulnerável, ou ocupar posições de alto posto em qualquer empresa. A capacitação tem o poder de fortalecer a mulher para que ela consiga chegar lá", afirma Ana Cláudia, do alto de sua experiência de mais de 30 anos como funcionária de carreira do Senado Federal, onde coordenou projetos culturais e atuou como chefe de gabinete, entre outras funções.
Casada com Alfredo Cotait Neto, presidente da ACSP e da Facesp, Ana Claudia fez em entrevista para o Diário do Comércio um balanço amplo das atividades do CMEC em 2020, além de traçar um panorama dos projetos e atividades do Conselho com foco em empoderamento e empreendedorismo femininos para 2021. Para ler na íntegra, clique aqui.
Por ACSP