Benchmarking: como essa prática pode ajudar o seu negócio?

Quem tem uma empresa sabe que não dá para ficar na zona de conforto. Mesmo quando os negócios estão indo bem, é importante continuar pensando em novas estratégias e alternativas para oferecer algo melhor ou levar algum diferencial para o seu público. 

Uma forma de facilitar esse caminho até as melhores ideias é procurar boas práticas no mercado e analisar o que outras empresas estão fazendo para tomá-las como inspiração. Esse processo é chamado de benchmarking. 

Quer entender mais sobre como isso funciona e por que essa prática pode ajudar a sua empresa? Então, continue a leitura.

 

Afinal, o que é benchmarking? 

A palavra “benchmarking” vem de “benchmark”, que, em inglês, significa “referência”. Portanto, fazer um benchmarking é o mesmo que buscar as melhores práticas realizadas pelo mercado como forma de referência. A partir dessas informações, você pode achar oportunidades de melhorias nas estratégias do seu negócio. 

Algumas pessoas acabam confundindo os dois conceitos, então, já vamos esclarecer aqui: benchmarking é o ato de procurar as boas práticas de mercado e analisar outras empresas, enquanto benchmark é o nome dado a esses negócios que são referências. 

 

Por que você deve fazer benchmarking?

Você já deve ter ouvido que “nada se cria, tudo se copia”, não é mesmo? Por causa da ideia trazida por esse velho ditado, muitos empreendedores deixam de analisar e se inspirar em seus concorrentes por receio de estarem “copiando” alguma coisa, o que pode não ser bem-visto. 

Mas fazer benchmarking não é simplesmente replicar o que um concorrente faz. É monitorar a concorrência, aguçar seu senso analítico e, se achar viável, adaptar ideias interessantes para a realidade do seu negócio e as necessidades do seu público. Cada empresa tem suas particularidades, então copiar realmente não é uma boa ideia. 

Além disso, com um bom benchmarking, você pode encontrar oportunidades de melhorias para o seu produto ou serviço, descobrir maneiras de reduzir custos, ganhar eficiência nos processos da sua empresa e aumentar a produtividade entre muitas outras coisas. 

 

Como fazer um benchmarking?

Agora que você já sabe o que é benchmarking e como ele pode ser interessante para a sua empresa, pode estar se perguntando como fazer isso. 

Existem muitas formas de monitorar os seus concorrentes. Para começar com o pé direito, você precisa saber quais pontos irá monitorar e quais empresas serão analisadas. Comparar uma empresa concorrente provavelmente trará ideias mais próximas à realidade do seu negócio, mas em alguns casos também vale a pena olhar para as práticas de negócios de outros segmentos. Quer um exemplo? 

Vamos supor que você tem um salão de beleza e quer começar a produzir conteúdo para divulgar seus serviços nas redes sociais. Você até pode olhar o que outros salões em sua região estão publicando, mas às vezes um post de uma página de restaurante, por exemplo, pode trazer uma ideia interessante. E então, você vai copiar? Não: vai adaptar o que chamou a sua atenção para as redes sociais do seu negócio, considerando o perfil e necessidades do seu público. 

O ideal é que o benchmarking se torne uma prática constante. Fique sempre de olho em como os concorrentes estão divulgando seus produtos, quais técnicas são usadas no atendimento, os preços praticados e diferenciais em relação ao que você está oferecendo.

 

Passo a passo para um bom benchmarking

Como já mencionamos, o primeiro passo é estabelecer quais empresas serão analisadas. Os especialistas recomendam a escolha de duas ou três maiores empresas do seu mercado e pelo menos uma concorrente local. 

Depois de escolher as empresas que serão monitoradas, defina os pontos que farão parte da análise. Escolha de três a dez pontos prioritários, e não mais do que isso. 

Antes de começar a analisar os concorrentes, é fundamental avaliar sua própria empresa e identificar seus pontos fortes e fracos nos itens que serão monitorados. 

Para coletar dados e informações, você pode acessar as redes sociais e sites oficiais dos concorrentes e até ver se há reclamações no Reclame Aqui. Os feedbacks dos clientes também podem trazer ideias interessantes de melhorias para os seus produtos e serviços.  

Além disso, testar o produto, visitar os pontos de venda e simular uma compra nos diferentes pontos de atendimento, se possível, também pode ajudar a conhecer melhor as empresas que você quer analisar. Por fim, não deixe de ouvir os seus consumidores para saber o que eles pensam sobre a sua concorrência. 

Preparado para começar o seu benchmarking? 

Por ACSP