Bootstrapping: afinal, o que isso significa?

Para tirar o sonho de empreender do papel, muitos empresários recorrem a linhas de crédito específicas para negócios ou contam com o apoio de investidores. É muito comum vermos esse cenário se repetir em startups, mas o que não é muito comum é começar o seu negócio com recursos próprios, prática conhecida como bootstrapping. E você, já ouviu falar nesse termo? Vamos te mostrar o que ele significa e quais vantagens essa alternativa pode trazer para o empreendedor.

O termo da língua inglesa significa algo como “alçar a si mesmo”. “Boot” é bota e “strap” é o nome dado àquela alça que fica na parte de trás da bota, puxada para conseguir colocar o calçado sozinho.

Esse conceito serve para indicar que, com certo esforço, é possível  iniciar um empreendimento sem contar com o apoio de um investidor.

Os caminhos para isso são diversos: é possível utilizar uma reserva financeira, começar se mantendo com uma renda fixa antes de se dedicar totalmente ao novo negócio e até mesmo vender alguns bens para levantar parte da renda necessária.

Quais são as vantagens do bootstrapping?

Ter um investidor por trás do seu novo negócio pode acelerar o ritmo de crescimento da empresa e até trazer certa confiança, por ter alguém mais experiente envolvido no negócio. Por outro lado, a maioria dos investidores tem como condição a participação nas decisões da empresa, o que muitas vezes pode mudar o rumo inicial do seu negócio.

Uma das vantagens do bootstrapping é justamente ter o total controle do seu empreendimento. O sucesso ou fracasso do seu negócio está totalmente envolvido com as suas atitudes e dos seus sócios, se esse for o caso da sua empresa.

Mas, atenção: não contar com o apoio de um investidor na sua caminhada como empreendedor não significa que você precisa se trancar em uma bolha e seguir sem nenhuma ajuda. Para entender melhor a dinâmica do mercado em que a sua empresa atua, é importante ter uma boa rede de contatos para compartilhar experiências e insights que podem impulsionar os resultados do seu comércio.

Além disso, para desenvolver habilidades como empreendedor, você também pode procurar um mentor que te auxilie com uma nova visão sobre o seu trabalho e o seu negócio.  Para quem está começando a empreender e se depara com os gastos necessários para colocar a empresa de pé, pode parecer complicado começar um negócio sem um investidor e conseguir bons resultados, mas isso não é impossível. Grandes empresas, como a Microsoft e a Dell, que hoje são referências em seus segmentos, começaram por meio de bootstrapping.

Agora que você já sabe o que é o bootstrapping e como essa prática ajuda a desenvolver empresas, que tal pesquisar um pouco mais sobre o assunto e conhecer histórias de outras grandes companhias que começaram com esse tipo de apoio financeiro? Aproveite para se inspirar nesses casos e planejar as próximas etapas de crescimento do seu empreendimento!

Por ACSP