A Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), atua na solução extrajudicial de conflitos empresariais, contratuais ou societários sem que haja a necessidade de uma relação anterior entre as partes, eliminando, assim, a necessidade de se recorrer à justiça e aguardar anos por uma solução.
A ACSP atua em três frentes de acordo:
Conciliação - Indicada em conflitos pontuais, quando há uma identificação evidente do problema. Diferentemente do mediador, o conciliador tem a prerrogativa de sugerir uma solução e propor opções justas para ambas as partes e de como esse acordo será cumprido. Causas trabalhistas são exemplos de conflitos em que a conciliação atua com eficiência.
Mediação - É uma solução extrajudicial de conflitos. É um processo confidencial e voluntário. Nele, o Mediador escolhido promove o ambiente e a busca de uma solução criativa e efetiva para o conflito entre as partes. É diferente da Arbitragem e da Jurisdição Estatal, em que a decisão caberá sempre a um terceiro.
Arbitragem - No processo Arbitral, as partes têm autonomia para definir praticamente todos os detalhes, como local, procedimentos e regras a serem usadas. O Processo Arbitral é mais complexo que a Mediação, mas ainda assim, é bem mais simples do que o Processo Judicial, levando em média seis meses. A decisão Arbitral tem valor de sentença e deve ser cumprida.
A plataforma de Mediação On-line permite resolver conflitos sem sair de casa. Basta descrever o problema, como gostaria de resolvê-lo e o valor do caso.Quem já é integrante da Associação Comercial de São Paulo tem direito a um procedimento gratuito de Mediação on-line. Solicite o seu procedimento no site /servicos/s/cbmae-camara-brasileira-de-mediacao-e-arbitragem-empresarial
Por ACSP