Como parte das ações voltadas à campanha de enfrentamento da violência contra a mulher, batizada de Agosto Lilás, a Casa da Mulher Brasileira, criada em 2013 pelo governo federal, recebeu, no último dia 5 de agosto, a visita da presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), Ana Cláudia Badra Cotait.
O órgão faz parte da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e tem como objetivo incentivar o empreendedorismo feminino e encorajar a independência das mulheres brasileiras.
De acordo com uma pesquisa do Instituto Datafolha, encomendada pelo Fórum de Segurança Pública, divulgada recentemente, uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos afirma ter sido vítima de violência no último ano no Brasil.
“Por meio do incentivo ao empreendedorismo feminino, temos lutado todos os dias para que as mulheres sejam o que quiserem, donas de suas vidas e independentes. E nosso apoio vai além da ajuda profissional e da capacitação porque sabemos que a realidade de muitas mulheres não é favorável”, disse Ana Cláudia.
A presidente do CMEC manifestou apoio incondicional à casa, que é um dos principais equipamentos de atendimento multidisciplinar às mulheres vítimas de violência da capital paulista, e às mulheres atendidas.
A campanha Agosto Lilás foi criada em 2016 pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM) no aniversário de 10 anos da Lei Maria da Penha (11.340/06), que simboliza a luta e a conquista da garantia dos direitos e defesa das mulheres e suas vidas.
Por ACSP