CEMAAC resolve cerca de 80% das mediações realizadas na primeira sessão

São Paulo, 6 de outubro de 2023. A Câmara Empresarial de Mediação e Arbitragem (CEMAAC), uma iniciativa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), tem se destacado ao oferecer um serviço diferenciado voltado à resolução de conflitos empresariais. Com um quadro de mediadores e árbitros altamente conceituados no mercado, a CEMAAC garante um serviço de qualidade, com custos reduzidos, celeridade na administração dos procedimentos de mediação e arbitragem e a capacidade de escolha das partes envolvidas em relação aos árbitros, mediadores ou conciliadores, facilitando o processo e agilizando os acordos.

Um dos principais diferenciais da CEMAAC é a expertise na solução de conflitos contratuais e societários de média complexidade. Ou seja, disputas envolvendo pequenos e médios empresários que não conseguem aguardar a resposta do Poder Judiciário, tendo em vista a sua morosidade, e nem conseguem ser administradas nas grandes Câmaras de Mediação e Arbitragem devido aos custos. Além disso, a CEMAAC disponibiliza uma ferramenta de mediação online para maior conveniência dos usuários.

Na Câmara da ACSP, 80% dos casos que utilizam a mediação são resolvidos já na primeira sessão, oferecendo celeridade e segurança jurídica para todas as partes envolvidas. Nos procedimentos de arbitragem da CEMAAC, entre assinatura do Termo de Arbitragem até a prolação da sentença, tem, em média, 13 meses de duração.

“Por meio dos serviços de mediação e arbitragem do CEMAAC visamos fornecer aos empresários uma solução ágil e eficaz para os conflitos que surjam em suas relações comerciais, garantindo a segurança jurídica do processo”, diz Guilherme Giussani, diretor técnico da Câmara Empresarial de Mediação e Arbitragem da Associação Comercial.

Próximo de completar dois anos da sua instalação, a CEMAAC já realizou 115 procedimentos de mediação empresarial, além de 19 procedimentos de arbitragem, com oito finalizados e 11 em andamento. O valor total das causas envolvidas nesses procedimentos foi de R$ 31 milhões.

Outro destaque da CEMAAC é a expansão de suas unidades de atendimento. Atualmente, são 64 pontos espalhados pelo Brasil, incluindo 16 unidades ligadas à Associação Comercial de São Paulo (ACSP), sendo uma na sede e as demais nas 15 distritais, e 25 Unidades já implantadas em Associações Comerciais vinculadas a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP).

“Temos o objetivo de ampliar os serviços de mediação e arbitragem disponibilizados pela Câmara de Mediação e Arbitragem da Associação Comercial para abranger todo o país. Reconhecemos a relevância desse serviço por simplificar e modernizar o sistema de resolução de disputas no meio empresarial”, afirma Roberto Mateus Ordine, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

A Câmara da ACSP estabeleceu parcerias com diversas entidades para abordar vários temas, como a implantação e expansão de unidades, e essas parcerias têm como objetivo utilizar as cláusulas da CEMAAC para atender às demandas apresentadas. Algumas das instituições que já firmaram acordo são a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP), a Câmara de Comércio Brasil-Líbano (CCBL), o Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário (IBRADIM), a Associação Brasileira das Empresas de Equipamentos e Serviços para o Mercado de Combustíveis (ABIESP) e o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC/SP).

Atualmente, estão em discussão projetos de cooperação com o Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação ou Administração de Imóveis Residenciais ou Comerciais (SECOVI), a Secção São Paulo e a Subseção Osasco da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (SINDUSCON).

Com seu conhecimento e experiência, a Câmara de Mediação e Arbitragem da ACSP está comprometida em oferecer um serviço de qualidade, buscando soluções rápidas e efetivas para os empreendedores e contribuindo para a melhoria do ambiente de negócios no Brasil.

Por ACSP