
A Câmara Empresarial de Mediação e Arbitragem (CEMAAC), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), é a nova filiada junto ao Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem (CONIMA), entidade considerada referência nesta área no Brasil.
Segundo Guilherme Giussani, diretor técnico da CEMMAC, “para uma entidade se filiar ao CONIMA é necessário passar por uma análise criteriosa de todos os atos constitutivos, regimentos, regulamentos, tabelas de custas e lista de mediadores e árbitros. Isso significa que atendemos às boas práticas do mercado de Mediação e Arbitragem Privada”, pontuou.
Com essa filiação, a CEMAAC passa a fazer parte de um grupo seleto de entidades de Mediação e Arbitragem, tendo acesso a grandes parceiros, cases de sucesso, além de compartilhar grandes experiências.
Renovação de cadastro junto ao TJSP
Uma outra vitória para a CEMAAC aconteceu no mês de agosto quando a entidade conseguiu a sua renovação do cadastro junto ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), como Câmara Privada de Mediação, depois de um longo processo de análise e validação da atuação da CEMAAC no campo da mediação empresarial.
“Essa renovação também passa por uma análise bastante criteriosa dos documentos, se o que está descrito nos regulamentos efetivamente aplica-se na prática, ou seja, se os procedimentos de mediações seguem à risca os respectivos regulamentos”, destacou Giussani.
Isso possibilita à CEMAAC continuar atuando em duas frentes junto ao TJSP: a primeira, ser nomeada por Juízes para a realização de procedimentos de Mediação em processos judiciais em andamento e, a segunda, homologar os acordos alcançados nas mediações privadas realizadas na CEMAAC.
Sobre a CEMMAC
Criada em 2021, a CEMAAC já realizou 265 procedimentos de mediação empresarial, além de 26 procedimentos de arbitragem, com 11 em andamento. O valor total das disputas envolvidas nesses procedimentos foi de aproximadamente R$ 42 milhões. Na Câmara da ACSP, 80% dos casos que utilizam a mediação são resolvidos já na primeira sessão, oferecendo celeridade e segurança jurídica para todas as partes envolvidas.
Sobre o CONIMA
Fundado em 24 de novembro de 1997, o Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem (CONIMA) é uma entidade que tem como objetivo principal congregar e representar as entidades de mediação e arbitragem, estimular a criação de novas instituições de mediação e arbitragem, orientando-as nas mais diversas áreas, sempre observando a qualidade, indispensável ao desempenho de suas atividades.
Sobre o TJ-SP
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) é um órgão brasileiro do poder judiciário do estado de São Paulo, com sede na capital estadual e jurisdição em todo o território estadual.
Por ACSP - 11/09/2024