O dia a dia nas empresas envolve uma série de barreiras burocráticas, e para evitar maiores dores de cabeça, é preciso que o empreendedor fique atento a todas elas. Algumas documentações, embora não sejam obrigatórias, trazem certas facilidades, e por isso também precisam compor a lista de responsabilidades das organizações.

Uma delas é o Certificado de Origem, que, como o próprio nome sugere, atesta a origem de mercadorias exportadas e ainda concede benefícios ao exportador. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

O que é o Certificado de Origem?

Como mencionamos anteriormente, o Certificado de Origem é um documento e serve para atestar a origem de uma mercadoria exportada. Requerido por alguns países, ele é validado por instituições internacionais, como as câmaras de comércio.

Os Certificados de Origem podem ser do tipo Comum ou Formulário A.

Certificado de Origem Comum

Este certificado não concede benefícios para o importador, e serve apenas para atestar a origem da mercadoria. Geralmente, é preenchido pelo exportador e autenticado pelas câmaras de comércio locais.

Certificado de Origem Formulário A

O Certificado de Origem Formulário A, também conhecido como Form A, não apenas atesta a origem da mercadoria, mas também concede benefícios para o exportador. No Brasil, ele é emitido gratuitamente para as Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

Qual é a importância do Certificado de Origem?

Importar produtos costuma sair caro para qualquer tipo de empresa. No entanto, quando o Certificado de Origem é documentado corretamente, o empreendedor pode conseguir uma série de reduções e até isenções de impostos, dependendo dos acordos comerciais firmados entre o país exportador e o importador. Com a mercadoria mais barata, é possível comercializar os serviços a um preço mais atrativo e conseguir uma margem de lucro mais interessante.

Quando são exigidos, os Certificados de Origem devem ser regularizados pela empresa. Por esse motivo, ter esse documento sempre em ordem é importante para manter a regularização da situação do seu negócio e continuar fazendo negócios com tranquilidade.

Onde posso emitir um Certificado de Origem?

Por meio de suas 15 distritais, a Associação Comercial de São Paulo emite Certificados de Origem de maneira rápida, prática e segura. Clique aqui para saber mais sobre esse serviço.

Se a sua empresa ainda não faz negócios com o exterior e você tem interesse em internacionalizar o seu negócio, a São Paulo Chamber of Commerce, departamento de Comércio Exterior da ACSP, realiza uma série de atividades de imersão e capacitação para que você conheça melhor o assunto, tire suas dúvidas, conheça diferentes mercados e possa fazer negócios com outros países de maneira mais segura e assertiva. Acesse aqui e fique por dentro das novidades!

 

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Por ACSP