
Certificado de Origem: o que é e como emitir?
A excessiva exigência de documentos e formulários do controle alfandegário impõem ao dia a dia das empresas exportadoras uma série de barreiras burocráticas. Algumas documentações, embora não sejam obrigatórias, trazem certas facilidades, e por isso também precisam compor a lista de responsabilidades das organizações, como o Certificado de Origem.
O documento atesta que a mercadoria exportada atende às normas de origem estipuladas pelo país de destino, além de conceder benefícios ao exportador. A principal é a oferta de produtos a preços mais competitivos, uma vez que a garantia de preferência tarifária facilita a conquista de novos mercados.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!
O que é o Certificado de Origem?
Para ter parte da burocracia facilitada, o Certificado de Origem foi criado por acordos internacionais que buscam alavancar os negócios entre os países reduzindo as tarifas internas aplicadas a produtos estrangeiros a fim de incentivar esse tipo de comércio.
Ou seja, o produto comercializado usufrui da redução do imposto de importação e em virtude dessa vantagem tarifária, amplia-se o nível de concorrência do seu negócio e o interesse em seu produto será maior.
Além de atestar a origem de uma mercadoria exportada, o documento é também um facilitador para que essas empresas participem de feiras e exposições internacionais.
Os Certificados de Origem podem ser do tipo Comum ou Formulário A.
- Certificado de Origem Comum:
Este certificado não concede benefícios para o importador, e serve apenas para atestar a origem da mercadoria. Geralmente, é preenchido pelo exportador e autenticado pelas câmaras de comércio locais. - Certificado de Origem Formulário A:
O Certificado de Origem Formulário A, também conhecido como Form A, não apenas atesta a origem da mercadoria, mas também concede benefícios para o exportador. No Brasil, ele é emitido gratuitamente para as Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.
Vantagem competitiva.
Quando o Certificado de Origem é documentado corretamente, o empreendedor pode conseguir uma série de reduções e até isenções de impostos, dependendo dos acordos comerciais firmados entre o país exportador e o importador. Com a mercadoria mais barata, é possível comercializar produtos e serviços a um preço mais atrativo e conseguir uma margem de lucro mais interessante.
Quando são exigidos, os Certificados de Origem devem ser regularizados pela empresa. Por esse motivo, ter esse documento sempre em ordem é importante para manter a regularização da situação do seu negócio e continuar fazendo negócios com tranquilidade.
Como obter o Certificado de Origem?
Por meio de suas 15 distritais, a Associação Comercial de São Paulo é legalmente habilitada a emitir Certificados de Origem de maneira rápida, prática e segura.
Se a sua empresa ainda não atua no mercado externo e você tem interesse em internacionalizar o seu negócio, a São Paulo Chamber of Commerce, departamento de Comércio Exterior da ACSP, realiza uma série de atividades de imersão e capacitação para que você conheça melhor o assunto, tire suas dúvidas, conheça diferentes mercados e possa fazer negócios com outros países de maneira mais assertiva.
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Preço por cada certificado de origem.
Valor exclusivo para associados da Associação Comercial de São Paulo.
Por ACSP - 26/04/2018