CMEC Nacional assume posto no Comitê de Empreendedorismo Feminino do Ministério da Economia

Integrante do Comitê de Empreendedorismo Feminino, órgão do Ministério da Economia, por meio da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (Sepec/ME), o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), presidido por Ana Claudia Badra Cotait na Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), na Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e na Associação Comercial de São Paulo (ACSP) assumiu o posto no comitê na quarta-feira (6), durante a primeira reunião do grupo que tem a finalidade de propor, monitorar e articular ações de apoio a mulheres que querem abrir e desenvolver seus próprios negócios, oferecendo qualificação profissional e recursos para empreender.

Para Ana Claudia, a participação do CMEC Nacional representa mais um importante espaço de voz para as mulheres que empreendem no país. “Mais do que nunca, essas mulheres estão representadas em um lugar de tomada de decisões muito importantes. Tenho certeza de que, usando da capilaridade da CACB, vamos conseguir colocar em pauta os anseios das empreendedoras de todos os cantos do nosso país”, declara Ana Claudia.

Como suplente da representante titular do CMEC Nacional, a CACB indicou a empresária Ivani Perrone Boscolo, que também esteve presente no encontro desta quarta-feira.

Durante a primeira reunião foi aprovado o regimento interno do Comitê e apresentadas as agendas prioritárias dos grupos de trabalho, com o objetivo de assessorar seus membros em temas específicos. Serão abordados os seguintes assuntos: acesso a dinheiro, acesso a mercados, acesso à tecnologia, educação empreendedora, vulnerabilidade, maternidade e diversidade.

A Sepec presidirá o comitê e a Secretaria-Executiva será exercida pela Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato (Sempe/Sepec). As reuniões ocorrerão a cada trimestre e as decisões ou recomendações serão definidas por consenso. Ao final de cada ano, o comitê encaminhará ao ministro da Economia relatório de monitoramento que conterá os resultados alcançados e as metas para o período subsequente.

Para a secretária especial de Produtividade e Competitividade, Daniella Marques, essa iniciativa busca acelerar a transformação dessa pauta. “O que posso fazer é liderar uma semente do futuro, para que ela venha para o centro de política pública, numa trilha econômica não político-partidária. Espero que nos próximos cinco, 10 anos, possamos acelerar essa transformação de forma perene e colaborativa para que na hora que virmos essa formação multidisciplinar, saibamos que ela está centrada numa estratégia nacional”, afirmou.

Durante o evento, foi lançado o edital de chamamento público para auxiliar na implementação da Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino “Brasil pra Elas”. O edital visa selecionar pessoas jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos, interessadas em propor e realizar ações de apoio à Sepec.

Compõem o Comitê de Empreendedorismo Feminino os seguintes representantes do governo, do setor privado e de organizações da sociedade civil: Thaís Amaral Moura (Ministério da Cidadania); Tatyana Aranda Andrade Veloso (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação); Flávia Duarte Nascimento (Ministério das Comunicações);  Pollyana de Carvalho Varrichio (Ministério da Educação); Fernanda Marsaro dos Santos (Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos); Daniella Marques Consentino e Caroline Busatto (Ministério da Economia);  Renata Malheiros Henriques (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas/Sebrae); Thays Cintra Vieira (Caixa Econômica Federal); Solange Paiva Vieira (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social/BNDES); Ligia Paula Pires Pinto (Grupo Mulheres do Brasil); Ana Claudia Badra Cotait (Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura/CMEC); Marly Parra (Instituto Unidos Brasil); Renata Carvalho (Câmara Brasileira da Economia Digital); Lyvia Nascimento Montezano (Instituto MandaVer);  Cristhine Samorini (Confederação Nacional da Indústria/CNI); Lívia Gouvea (Grupo BID no Brasil); Paula Tavares (Banco Mundial para o Brasil); Lina Maria Useche Jaramillo Kempf (Aliança Empreendedora).

Confira aqui o edital de chamamento público. Os interessados podem enviar suas propostas, sem data limite, para o e-mail [email protected].

*Este texto foi editado com base nas informações do Ministério da Economia

Por ACSP