Como a sua empresa pode se transformar em um negócio de impacto

Você já ouviu falar em negócios de impacto? Basicamente, esse nome é dado às empresas que, de alguma forma, afetam positivamente a comunidade ao seu redor.

Um caminho interessante para entender esse conceito é compreender as diferenças entre um negócio de impacto social e uma empresa “comum”. E a primeira delas se dá nos próprios resultados gerados à comunidade.

Enquanto nas empresas comuns a função do negócio é exclusivamente gerar lucro, as companhias de impacto social também visam ser rentáveis e lucrativas, mas têm entre seus grandes objetivos gerar melhorias e contribuir para a redução da pobreza do lugar em que atuam.

Além disso, as empresas de impacto social normalmente incluem em seu público pessoas pertencentes às faixas de renda mais baixas, como a D e E.


Desigualdade no Brasil e a importância dos negócios de impacto

Você já deve ter ouvido falar sobre a desigualdade social no Brasil, mas muitas vezes é difícil mensurar essa realidade.

Para medir o grau de concentração de renda nos países, é utilizado o índice de Gini: ele vai de zero a um, sendo que zero indica que todos têm a mesma renda e um representa o extremo oposto. Em outras palavras, quanto menor for o índice de Gini, menor será a desigualdade observada em uma nação.

Utilizando esse indicador, o Banco Mundial fez um estudo que revelou que o Brasil está entre os dez países mais desiguais do mundo — com nota 0,539 — e é o único latino-americano na lista em que figuram as nações africanas.

Por aqui, os 10% mais ricos detêm quase 42% da renda do país. Isso quer dizer que os outros 90% da população vivem com menos do que 60% da renda total. 

Com a chegada da pandemia e a redução da renda sentida principalmente pela população mais pobre, essa disparidade ficou ainda maior. E é para tentar amenizar os impactos dessa realidade tão desigual que os negócios de impacto atuam.

 

Na prática, como a sua empresa pode ajudar?

Se você tem o desejo de transformar a sua empresa em um negócio de impacto, precisa que ela desenvolva basicamente duas características: relação com a realidade local e compromisso com o desenvolvimento do território em que atua.

O primeiro passo para essa mudança é olhar para a sua empresa e pensar em quais ações poderiam ser adotadas no dia a dia do seu negócio para contribuir com a comunidade. A seguir, listamos algumas dicas para que você possa começar ações de impacto social na sua empresa. Confira:

 

Entenda como a sua empresa pode impactar a sociedade

O primeiro passo é avaliar os impactos da sua empresa na sociedade. Assim, é mais fácil compreender o que é preciso fazer para tornar as iniciativas de impacto social reais. Você pode fazer isso de diversas formas, seja por criação de novos produtos ou serviços, redução de lixo, apoio a famílias da região e muito mais.

 

Observe o que o mercado está fazendo

Depois de identificar as oportunidades na sua comunidade, você poderá trocar experiências com outras empresas e observar o que os negócios de impacto social têm feito.

Depois de definir suas principais inspirações, você pode até mesmo entrar em contato com algumas empresas e pedir uma reunião para tirar dúvidas e organizar melhor o seu projeto.

 

Conte com a ajuda de suas equipes e de empreendedores locais

Depois de definir possibilidades de ações para sua empresa, é hora de dar início aos projetos. Para isso, peça o apoio dos seus colaboradores e mobilize toda a empresa para que todos estejam inteirados e envolvidos no mesmo propósito. Nessa etapa, você pode até unir forças com outros empreendedores da região, para que as ações alcancem resultados ainda melhores.

 

Meça o impacto social de seu negócio

E, por falar em resultados, é importante usar algumas métricas para monitorar e medir o impacto social do seu negócio. Você pode analisar quantas pessoas foram impactadas, por exemplo, quantas tiveram o problema resolvido ou reduzido, quanto a sua empresa reduziu de impacto no meio ambiente, entre outras possibilidades.

Planejar ações para contribuir com o desenvolvimento da sua comunidade e do país pode dar um propósito ainda maior para a sua empresa. Gostou da ideia? Então, comece a pensar agora mesmo em quais ações podem ser realizadas.

 

Por ACSP