Como acertar na contratação de profissionais freelancers

Seja para desenvolver um projeto pontual, acelerar a entrega de atividades importantes para a empresa ou absorver demandas que por algum motivo não cabem na rotina da equipe interna, contratar um profissional freelancer pode ser uma alternativa interessante para impulsionar os resultados de uma área ou da companhia como um todo. 

Mas, para que essa estratégia funcione, é muito importante encontrar as pessoas certas, que trabalhem em sintonia com os funcionários da empresa e tenham o comprometimento necessário para cumprir os acordos estabelecidos. 

Para muitos gestores, depois da decisão de procurar bons profissionais, o maior desafio é encontrá-los. Se você se identificou, listamos alguns pontos importantes que podem te ajudar nesse processo. Confira, a seguir: 

 

Alinhamento de necessidades e expectativas

Para conquistar uma relação de trabalho produtiva com os freelancers, sua empresa deve ter clareza sobre o que deseja realizar e como você espera que esse profissional contribua com esses planos. 

É preciso entender se você está buscando suporte para uma demanda específica ou para projetos de longo prazo, por exemplo. Assim, o freelancer poderá avaliar a sua proposta e responder com mais segurança se poderá ou não fechar essa parceria. 

No momento da seleção, forneça o máximo possível de detalhes sobre o escopo do trabalho, prazos, o papel da pessoa e de que forma você deseja que ela contribua. Nessa fase, também é fundamental esclarecer como você pretende remunerar esse profissional: será com base em uma taxa por hora, por projeto ou em um valor mensal?

Fornecer uma visão clara dos detalhes também mostrará aos freelancers mais experientes que você a sua empresa é organizada e que está preparada para este tipo de parceria profissional.

 

Pesquisa criteriosa

Para aumentar suas chances de acertar na escolha de um freelancer, que tal recorrer à sua rede de contatos de confiança? 

Depois de ter em mente o que você espera desse profissional e quais serão as condições de trabalho, acione seus colegas e peça indicações. 

Você também pode procurar depoimentos de contratantes anteriores ou pedir a boa e velha recomendação de um líder ou colega de trabalho. Não se esqueça de avaliar, também, sites de portfólio, LinkedIn e o máximo possível de informações disponíveis. 

 

Abordagem de questões “delicadas”

Muitos profissionais freelancers preferem esse modelo de trabalho por conta da liberdade que ele proporciona. No entanto, liberdade e responsabilidade podem e devem andar juntas. 

Ao conversar com os freelancers, sempre pergunte como eles lidam com prazos, como costumam organizar sua rotina e o que eles entendem como um trabalho de qualidade para entender se vocês se identificam nesse sentido.

Outro ponto importante é avaliar o nível de senioridade de cada profissional. Ainda nas primeiras conversas, procure entender que nível de orientação o freelancer pode precisar para atender seus padrões de execução. Além disso, pergunte sobre a disponibilidade que eles esperam de você para garantir o alinhamento durante o período do projeto e não apenas nos primeiros dias. 

Em um projeto de longo prazo, compreender o estilo de trabalho de um freelancer se torna ainda mais importante, então, gastar mais tempo averiguando essas questões inicialmente será, na verdade, um investimento. 

 

Tempo para adaptação

Outra estratégia interessante para ter sucesso na relação com freelancers, especialmente se esse for o seu primeiro contato com profissionais desse tipo, é compartilhar as atividades aos poucos, para sentir como elas serão recebidas e executadas. 

Nas empresas mais habituadas ao trabalho com esses profissionais, qualquer nova adição à equipe principal começa com projetos internos e, com o tempo, pode haver uma transição para uma função mais confiável. 

 

Priorize relacionamentos de longo prazo

Encontrar e contratar bons freelancers nem sempre é tarefa fácil. Então, quando estiver seguro em relação à qualidade da entrega e se sentir à vontade para trabalhar com determinados profissionais, faça um esforço extra para manter esses relacionamentos. 

Isso diminui consideravelmente a sobrecarga de gerenciamento e cria um resultado mais previsível e confiável para a próxima vez que você precisar aumentar sua equipe interna, sem ter que começar tudo do zero.

 

Via de mão dupla 

Cabe ressaltar que, para que esse tipo de parceria funcione, as responsabilidades e entregas não devem partir apenas dos profissionais freelancers. As empresas também têm deveres importantes no dia a dia. 

Manter uma rotina organizada e cumprir os prazos para que os freelancers recebam as demandas no tempo certo, por exemplo, é fundamental, pois ajuda a tornar os processos mais fluidos e menos desgastantes para as duas partes. 

Portanto, se a sua equipe interna ainda não estiver preparada para fazer esse gerenciamento, é preciso, antes de mais nada, organizar a casa e só depois sair à procura dos profissionais certos. Assim, vocês não correm o risco de perdê-los no meio do caminho por conta da desordem. 

Outra forma de estreitar o relacionamento com os bons freelancers e melhorar a qualidade dessa parceria é criar o hábito de compartilhar os resultados do trabalho desses profissionais e fazê-los se sentirem responsáveis pelas conquistas alcançadas pela empresa — porque, de fato, são.

Um dos erros mais comuns entre os contratantes é receber os serviços prestados pelos freelancers e não oferecer a eles visibilidade dos resultados dessas entregas, o que também impede que eles saibam como podem melhorar. 

E você? Está pensando em contratar funcionários freelancers para somar à equipe interna da sua empresa? Lembre-se das dicas que trouxemos aqui e boa sorte na seleção!

Por ACSP