Para conquistar clientes e fechar boas vendas, o empreendedor precisa estar atento a diversos detalhes e pensar em muitas ações ao mesmo tempo. Recentemente, falamos, por exemplo, sobre como cuidar do visual da loja e explicamos como isso pode ajudar a atrair a atenção dos consumidores.

Mas de nada adianta ter uma vitrine organizada e uma linda fachada se, ao entrar no comércio, o cliente se deparar com um atendimento ruim. E, sem dúvida, tudo o que você não deseja é que seu investimento em decoração e divulgação e todos os seus esforços não tragam retorno por conta disso, não é?

Além disso, é importante lembrar-se de duas coisas: a primeira é que não existe empresa sem clientes, e a segunda, que grande parte dos segmentos mercado está altamente competitiva hoje em dia. E o que isso significa? Que a capacidade da sua empresa de fidelizar os consumidores é cada vez mais importante.

Prezar por um atendimento de excelência é o primeiro passo para reter clientes. Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão aprimorar essa questão no seu estabelecimento. Confira!

Mantenha a sua equipe preparada

Mais do que ter domínio das informações sobre os produtos ou serviços que a sua empresa oferece, sua equipe precisa saber que um bom atendimento também tem a ver com comportamento. Oriente os seus funcionários reforçando a importância de oferecer um tratamento paciente, receptivo e cortês aos clientes.

Invista tempo no treinamento das equipes de atendimento e vendas

Quando vai a uma loja, o cliente normalmente busca uma solução para a sua necessidade. O problema é que, ao se deparar com os seus produtos, ele nem sempre consegue entender como o que a sua empresa está oferecendo pode facilitar a sua vida.

Em muitos casos, a atuação das equipes de atendimento e vendas pode resolver a situação. Com mais conhecimento sobre o portfólio, os funcionários ficam preparados para mostrar formas alternativas de uso dos itens e convencer o consumidor com bons argumentos.

Mas, para que isso funcione, é preciso que eles recebam treinamento contínuo. Reúna-se com as suas equipes para dar instruções e, principalmente, para que todos possam esclarecer dúvidas, compartilhar dificuldades do dia a dia e estratégias que dão certo. Esses momentos também representam uma oportunidade importante de saber o que os seus clientes têm procurado e do que têm reclamado para melhorar as ofertas da sua empresa.

Comunique-se com clareza

Você já ouviu alguém tentando “falar difícil”? Para alguns, essa é uma maneira de impressionar, mas isso não funciona para se comunicar com o consumidor. Nos materiais promocionais ou na conversa com o cliente, evite utilizar jargões técnicos e palavras pouco conhecidas. Em vez de admirado, o público pode ficar com mais dúvidas e perder o interesse por adquirir qualquer coisa – ou buscar a ajuda que precisa na concorrência.

O que achou das dicas? Você já tem colocado essas ações em prática no seu estabelecimento? Se não, comece agora e prepare-se para vender ainda mais!

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Por ACSP