Embora seja o momento mais embaraçoso da jornada de relacionamento com o cliente, a cobrança é um processo fundamental, pois a inadimplência do consumidor traz prejuízos que podem até levar a empresa à falência.
E como o empresário precisa agir nesse momento? O ideal é ser gentil e, ao mesmo tempo, garantir que a dívida seja paga e o cliente não seja perdido. Confira algumas estratégias que podem ajudar a aprimorar o processo de cobrança da sua empresa:
Cobrança preventiva ou consultiva
Esses são os nomes dados pelo mercado ao estilo de cobrança feita antes do vencimento da fatura. Como isso funciona?
Nesse processo, você pode, de maneira muito sutil, questionar o cliente sobre eventuais problemas com a fatura antes da data estipulada para o pagamento. Por meio de uma ligação, por exemplo, o seu time pode fazer a seguinte abordagem:
“Olá, você tem uma fatura que vai vencer em três dias. Você recebeu? Está tudo certo? Ficamos à disposição caso tenha qualquer dúvida”.
Durante esse contato, a sua empresa comunica o cliente que a fatura vai vencer e, ao mesmo tempo, pode sentir se ele tem ou não a intenção de pagá-la. Na prática, é inviável ficar ligando para todos os clientes, mas vale adotar essa medida para aqueles que têm faturas mais altas ou histórico de atraso no pagamento.
Prioridade
Algumas empresas têm um time financeiro com muitas atribuições, e o processo de cobrança acaba ficando em segundo plano. Normalmente, não há uma pessoa dedicada exclusivamente a essa função, mas sim alguém que só liga para os clientes nas horas vagas. Se a sua empresa sofre com inadimplência, avalie a possibilidade de contratar um profissional para cuidar desse assunto ou inclua a cobrança nas prioridades do negócio.
Régua de cobrança clara
O seu cliente deve conhecer as consequências do atraso da fatura, e essas informações precisam estar claras para ele. Desenhe uma régua de cobrança, definindo o que acontece nos dias seguintes ao vencimento e que medidas está disposto a tomar. Assim, a sua equipe de cobrança já fica preparada para quando um cliente não pagar a dívida, e não precisa agir pontualmente e pensar em uma estratégia para cada caso que aparecer.
Centralização
Evite que funcionários diferentes entrem em contato com o mesmo devedor. Se apenas uma pessoa conduzir o processo de cobrança, fica mais fácil ter domínio da situação do cliente e saber qual é a probabilidade de ele pagar o que deve.
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Por ACSP