Qualquer empresa, independentemente do porte ou ramo de atuação, precisa oferecer diferenciais para estar à frente da concorrência e se destacar no mercado. Contar com uma equipe de colaboradores talentosos é muito importante para garantir o bom funcionamento das operações e alcançar esse objetivo.

Atrair e reter talentos tem sido uma tarefa cada vez mais desafiadora. Hoje, os profissionais buscam empresas mais alinhadas aos seus valores e ideais, e apenas pagar um bom salário não garante a permanência de um bom colaborador no seu time. Exercer uma boa liderança e oferecer um ambiente agradável para os colaboradores são questões importantes e merecem a atenção das empresas que desejam evitar a rotatividade de funcionários.

Separamos alguns pontos que você deve priorizar para conquistar e reter bons profissionais. Confira:

Valorização do indivíduo

Como já foi dito, hoje em dia os profissionais não deixam uma empresa apenas em busca de um salário maior. Muitas vezes, eles decidem buscar outra oportunidade de atuação porque não enxergam a possibilidade de concretizar seus planos e melhorar de vida no emprego atual. Fique atento ao comportamento da sua equipe e chame seus funcionários para conversar e ouvir a opinião deles sempre que possível. Isso mostra que a organização o valoriza e que as suas preferências e planos são levados em consideração.

Novas oportunidades

Os bons profissionais não querem saber de monotonia, e normalmente não gostam da ideia de passar muito tempo fazendo a mesma coisa e recebendo os mesmos benefícios. Oferecer oportunidades de carreira aos seus funcionários, estimulá-los a se capacitarem e propor novas formas de remuneração são incentivos que contam muito na retenção de um talento.

Ambiente estimulante

Um ambiente de trabalho interessante é resultado de uma combinação de fatores: engajamento e colaboração entre os funcionários, bom clima organizacional, confiança nos gestores, espírito de equipe e motivação são apenas alguns dos pontos que os profissionais valorizam mais do que muitas empresas imaginam. Como você tem colaborado para que tudo isso esteja presente na rotina da sua organização?

Flexibilidade

Você sabia que muitos profissionais já não desejam mais trabalhar 40 horas por semana em uma empresa? Isso não significa que eles não queiram exercer sua função, mas que eles gostariam de ter alternativas para realizar suas tarefas de uma maneira diferente. Até poucos anos atrás, permitir que os funcionários trabalhassem em casa era uma grande dificuldade para os gestores. Hoje, o chamado home office é cada vez mais comum, e muitas empresas têm percebido que a adoção desse método reflete muito positivamente na produtividade dos colaboradores. Se isso não for possível para o seu time, outra opção é oferecer alternativas flexíveis de horário de entrada e saída. O que acha da ideia?

Promoção da equipe

Sempre que uma nova oportunidade surgir na empresa, priorize os profissionais que já fazem parte da sua equipe para ocupar novos cargos. Promover a carreira destes funcionários ao invés de abrir novas vagas é uma maneira de mostrar que o trabalho dos seus funcionários é reconhecido, e isso certamente contribuirá para que os colaboradores valorizem a empresa.

Atenção à saúde e bem-estar

Situações adversas dentro e fora do trabalho podem exercer grande influência no desenvolvimento de doenças. As empresas têm um papel muito importante na prevenção de problemas relacionados à saúde e bem-estar dos seus colaboradores, que se sentem mais satisfeitos quando percebem que essa questão é levada a sério pela organização.

Se você deseja cuidar da sua equipe, o AC+Saúde pode ser a melhor alternativa. Com um cartão pré-pago que você recarrega quando e na quantidade que quiser, seus funcionários e dependentes podem realizar consultas médicas, odontológicas e estéticas com preços mais baixos. Clique e conheça!

O que você achou das questões que destacamos? Pense em cada uma delas e avalie se há alguma que pode ser adotada na sua empresa.

 

Você chega mais longe com o apoio das pessoas certas.
A ACSP é uma comunidade de empreendedores, venha fazer parte!

 

 

Por ACSP