Como aumentar o score da sua empresa?

Assim como as pessoas físicas, as empresas também têm uma reputação a zelar no mercado. Uma das ferramentas para mensurar essa reputação é o score, uma pontuação que indica as chances de que cada empresa pague ou deixe de pagar suas contas em dia.

Essa avaliação normalmente é utilizada para a concessão de crédito, empréstimos e financiamentos empresariais, e facilita a pesquisa de fornecedores e instituições financeiras ao viabilizar uma negociação mais segura.

Como funciona o score empresarial?

Normalmente, a consulta ao score de uma empresa é uma pontuação que vai de 0 a 1000 para a instituição avaliada. Quanto mais próxima de 1000 estiver a pontuação, maior será a facilidade para que esta empresa consiga crédito financiado, pois melhores são as chances de que a empresa honre seu compromisso financeiro.

A formulação da nota leva em conta principalmente informações como: hábitos de pagamento, pendências ativas, dados cadastrais, histórico de pendências, relacionamento da empresa e ainda o relacionamento dos seus sócios no mercado. E, com base nesses dados, é feita a análise de risco de crédito com uma pontuação

Como aumentar o score da sua empresa?

Depois de entender o que é o score e a sua importância, a dúvida de muitos é sobre como aumentar essa nota para a sua empresa. Confira algumas dicas a seguir:

Mantenha as suas contas em dia

Uma das maneiras mais eficazes de aumentar a pontuação de crédito da sua empresa é pagar as contas em dia. Além disso, é importante que o Cadastro Positivo esteja sempre ativado para que esses pagamentos feitos dentro do prazo não apenas evitem a queda da sua pontuação, mas também sirvam para aumentá-la.

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Outro ponto essencial é manter um bom relacionamento com o mercado e atualizar com frequência os dados do seu negócio no Cadastro Positivo.

Lembre-se que os atrasos no pagamento das contas, mesmo que sejam de apenas um dia após o vencimento, podem contar negativamente no seu score. E as negativações, que acontecem quando se tem atrasos de mais de 30 dias, fazem com que a pontuação caia ainda mais. Nesse sentido, quanto mais antigos forem os débitos, maior será a queda da sua pontuação.

Não são raras as vezes em que as empresas têm contas antigas atrasadas e nem sabem. Por isso, além de controlar as despesas do seu negócio de perto, verifique sempre se o seu CPF ou CNPJ têm alguma dívida antiga e, se encontrar alguma, busque quitá-la o mais rápido possível.

Negocie as suas dívidas

Como já mencionamos, para aumentar a pontuação de crédito da sua empresa, é fundamental eliminar as possíveis dívidas que estejam vinculadas ao seu CNPJ e ao seu CPF. Geralmente, em casos de inadimplência, o score volta a subir assim que os débitos são negociados e as primeiras parcelas começam a ser pagas.

A Boa Vista SCPC possui um serviço por meio do qual, além do score, as empresas podem consultar, via internet, se existem pendências financeiras vinculadas ao seu CNPJ. Na plataforma, será possível saber se a empresa está negativada e qual é o débito pendente, além de acessar informações como protesto de títulos, cartões de crédito cadastrados, entre outras. Conheça as soluções da BVS disponíveis para você.

Preze por um bom relacionamento no mercado

Uma das maneiras de melhorar a imagem da sua empresa é por meio de um bom relacionamento no mercado. Além de manter seus dados atualizados para o Cadastro Positivo e pegar suas contas em dia, também é importante evitar pedidos de crédito consecutivos.

Esse comportamento pode sugerir ao mercado que a sua empresa passa por dificuldades financeiras e pode reduzir levemente a sua pontuação. As dívidas prolongadas, que geram negativação, também configuram uma sinalização negativa ao mercado.

Vale lembrar que além de facilitar a tomada de crédito, manter um bom score demonstra uma boa imagem no mercado e apresenta um certificado de credibilidade, boa saúde financeira, gestão eficiente e responsável do seu negócio.

Que tal consultar a pontuação de crédito da sua empresa? Com a BVS, além de verificar a situação financeira dos seus clientes e prospects, também é possível saber como está o seu score. Confira as soluções da BVS disponíveis para você.

 

Por ACSP