Dicas para maternidade e carreira de sucesso
por Priscila Prado Coelho - Gerente Administrativa e de Recursos Humanos

Conciliar maternidade e carreira é um desafio significativo para muitas mulheres. Afinal, a maternidade nos completa, mas também exige tempo e energia, especialmente quando temos um trabalho igualmente exigente. No entanto, com planejamento, organização e apoio, é possível encontrar um equilíbrio saudável. Aqui estão algumas dicas para ajudá-la nessa jornada:
Autocuidado: Lembre-se de cuidar de si mesma. Pode ser difícil! dicas: Relaxe no banho, aproveite enquanto os filhos dormem, pratique exercícios físicos e recarregue as energias. Uma mãe saudável é mais eficiente tanto em casa quanto no trabalho.
Rede de Apoio: Construa uma rede de apoio sólida. Familiares, amigos, parceiros e serviços profissionais (como creches, babás, diaristas, empregadas domésticas) podem ajudar a aliviar a sobrecarga e permitir que você se dedique tanto à maternidade quanto à carreira.
Equilíbrio: Não tente ser perfeita em tudo. Aceite que haverá momentos em que precisará priorizar a maternidade e outros em que a carreira será o foco. Encontre um equilíbrio que funcione para você. Seja coerente.
Elimine o que não é prioridade: Foque nas atividades que realmente importam e aprenda a dizer “não” quando necessário. Lembre que não importa a quantidade de tempo que você dispensa as suas atividades e sim a qualidade que você atribui a ele. Sua saúde mental e bem-estar devem estar no topo da lista.
Organização e Gerenciamento de Tempo: Seja organizada. Estabeleça rotinas e compartilhe um calendário com familiares para evitar conflitos e otimizar o tempo. Isso ajudará a otimizar seu tempo e minimizar o estresse.
Tecnologia a Seu Favor: Utilize a tecnologia para otimizar seu tempo. Existem diversas opções com dicas de como lidar com cada fase das crianças. Ferramentas de videoconferências podem facilitar a conciliação entre maternidade e carreira.
Planejamento de Vida: Defina metas profissionais e pessoais. Como você deseja equilibrar seus papéis como mãe e profissional? Crie um plano realista para alcançar essas metas.
Comunicação com o Empregador: Converse abertamente com seu empregador sobre suas necessidades como mãe. Se estiver em transição de carreira, priorize empresas com benefícios pensados para a família.
Networking com Outras Mães: Troque experiências com outras mães que também conciliam maternidade e carreira. Compartilhar desafios e soluções pode ser valioso e inspirador.
Qual é o papel das empresas nisso tudo?
As empresas podem contribuir, e muito, nessa jornada das mulheres. O primeiro passo é mudar a forma como os processos seletivos acontecem.
Pessoas recrutadoras devem possuir bons treinamentos para que não reproduzam preconceitos durante as entrevistas e evitem perguntas que possam fazer com que mães fiquem constrangidas ou receosas nos processos.
Além disso, as empresas também podem oferecer benefícios para ajudar a diminuir essa sobrecarga das mães e ajudá-las a se manter no mercado de trabalho, oferecendo horários flexíveis e treinamentos sobre o tema com os colaboradores visando diminuir o preconceito em relação a esse grupo.
As empresas precisam entender que as mães estão comprometidas tanto com a organização quanto com os filhos, portanto, as empresas precisam confiar nas mulheres. As funcionárias sabem de suas responsabilidades e entregarão o que for exigido pela empresa, mesmo que tenha que fazer concessões em outras áreas da vida.
O surgimento de uma mãe deve ser um momento de orgulho e não de preconceito, mas as mulheres seguem fortes para mudar essa realidade.
Lembre-se de que cada jornada é única, e não existe uma fórmula mágica. Abrace os desafios com flexibilidade e compreensão, e lembre-se de que você está fazendo o seu melhor!
Gostou da leitura? Visite nosso blog, leia nossos conteúdos e mande perguntas e comentários! O Informa ACSP, nosso Hub de Conteúdo trás diversos assuntos interessantes sobre Soluções Empresariais. Acompanhe nosso Hub e fique por dentro das notícias e das novidades da Associação Comercial de São Paulo!
Por ACSP - 10/05/2024