Como e por que começar a se planejar agora para as vendas de Natal

O Natal de 2020 foi desanimador para os comerciantes. Um levantamento da CNC (Confederação Nacional do Comércio) mostrou que, durante a semana do feriado, as empresas faturaram cerca de 10% a menos do que no mesmo período do ano anterior. No entanto, em 2021 a data tem sido esperada com certo otimismo pelos empreendedores.

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, os especialistas acreditam que mais pessoas vão sair de casa, o que deve aquecer a economia. A CNC estima que as vendas deste ano irão movimentar quase R$35 bilhões no comércio varejista, um avanço de 4,3% em relação a 2020.

É fato que o cenário esperado ainda não supera o do período antes da crise. Mesmo assim, o Natal merece atenção especial. A data é disparada a que mais movimenta o comércio e, por isso, as empresas precisam começar a se planejar o quanto antes para aproveitar a oportunidade de vender mais e, a partir das ações sazonais, conquistar clientes para o ano todo.

 

Como começar a se planejar para o Natal

Mas, a quase quatro meses para a chegada do Natal, o que a sua empresa deve começar a organizar para ter sucesso na data comemorativa? A seguir, listamos alguns pontos que merecem a sua atenção desde já. Confira:

 

1 -  Canais digitais

Com a chegada da pandemia, a tendência de compra online ganhou ainda mais força. Desde março de 2020, quando as medidas de isolamento e distanciamento começaram a ser aplicadas no país, o comércio virtual cresceu 75%, segundo dados da operadora Mastercard.

Os números revelam que a concorrência online está ainda mais acirrada, e para que a sua empresa consiga se destacar nesse cenário, é fundamental que ela esteja presente nos canais digitais.

Para o Natal deste ano, garanta que a sua empresa esteja cadastrada no Google, com endereço e canais de contato atualizados. Assim, ela poderá ser encontrada com mais facilidade pelos clientes.

Além disso, busque interagir com o público por meio das redes sociais. Como sempre reforçamos, é importante utilizar essa ferramenta para, além de divulgar seus produtos e serviços, compartilhar conteúdo relevante, que reforce a autoridade da sua marca na sua área de atuação. Que tal começar a pensar a partir de agora nas publicações relacionadas ao Natal?

 

2 - Necessidades e características do público

Para ter sucesso em qualquer época do ano, é preciso estar atento às necessidades e desejos do seu público. Se você quer alcançar melhores resultados com as vendas de Natal, uma dica é observar o comportamento daqueles que já compraram com você no ano passado e entender o que pode ter mudado na rotina desses consumidores. Avalie e registre também o que deu certo e o que poderia ter sido melhor nos anos anteriores.

Para a campanha de Natal deste ano, você deve perguntar quem a sua empresa deseja atingir. Se o seu objetivo for reativar clientes antigos da base, você pode traçar uma estratégia de comunicação dirigida, por uma lista de transmissão no WhatsApp ou até por telefone.

Mas, se a ideia for conquistar novos clientes, é fundamental saber quem é esse potencial cliente e onde você poderá encontrá-lo, para mobilizar os recursos certos e tornar suas ações mais assertivas. Com base nisso, também ficará mais fácil definir o mix de produtos que serão o centro das divulgações da sua empresa na data comemorativa. 

 

3 - Organização logística

Mesmo em períodos econômicos mais delicados, as datas comemorativas tendem a aumentar a demanda dos comércios que promovem ações para a época. Por isso, sua empresa precisa começar a se organizar desde já para lidar com a possibilidade de crescimento expressivo das vendas. 

Quando for planejar suas estratégias, lembre-se de considerar todas as questões logísticas para garantir que os produtos serão entregues rapidamente para deixar os clientes satisfeitos. Em um cenário marcado pelo crescimento do comércio online, a busca por soluções ágeis também é cada vez maior, e a sua empresa precisa se adaptar a essa necessidade do público se quiser fidelizar clientes e atrair novos.

 

4 - Comunicação

Ainda na etapa de planejamento, você precisará definir como será feita a divulgação da sua campanha de Natal. Quais canais de comunicação você pretende utilizar? E-mail marketing ou mídias sociais para a base atual de clientes? Irá investir em propaganda para atrair novos consumidores? Se essa for a sua intenção, quais são os veículos certos para se chegar ao cliente desejado? Essa é uma questão importante e que precisa ser planejada com antecedência.

 

5 - Diferenciação

Como já mencionamos, com a competitividade do mercado cada vez maior, a sua empresa precisa pensar no que vai fazer para se diferenciar este ano.

Há diversas possibilidades de promoção, como oferecer descontos específicos para uma categoria de produtos, cupons para a loja toda ou para itens individuais, por exemplo. Você já sabe o que a sua empresa vai fazer?

Antes de pensar em reduzir os preços, tenha cautela e  lembre-se de considerar sua margem de lucro e outros fatores que podem impactar o custo final para ter certeza de que a sua empresa não sofrerá prejuízo.

Por ACSP