Como e por que implementar um canal de denúncias na sua empresa?

Uma das maneiras mais eficientes de manter um clima organizacional mais agradável é oferecer aos colaboradores a possibilidade de expor suas insatisfações e registrar queixas que podem, inclusive, contribuir para a melhoria nos processos e desenvolvimento da empresa. Mas como fazer isso na prática? 

O grande desafio das empresas nesse sentido é oferecer um espaço para que os funcionários 

se sintam seguros e à vontade para falar. E uma alternativa interessante, que tem sido cada vez mais adotada pelos empreendedores, é a criação de um canal formal de denúncia. Você sabe o que é isso e como funciona? 

Este não é um meio para desabafo ou fofoca. Muito pelo contrário: é um serviço para relatar à direção possíveis casos que vão contra o código de conduta, incluindo, por exemplo, casos de assédio, fraudes, manipulação de resultados ou dados, conflito de interesses e até mesmo casos de violência doméstica que estejam prejudicando o desempenho do colaborador no trabalho.

Como criar um canal de denúncia 

Depois de entender o que é e para que serve um canal de denúncia, você pode estar se perguntando quais são os passos necessários para implementar esse recurso na sua empresa. É o que explicamos a seguir: 

 

1 - Defina um código de ética e conduta

O código de ética e conduta é um documento que serve para orientar os funcionários sobre o que é aceito ou não na empresa. Para que seja efetivo, é preciso que todos os profissionais, independentemente do seu nível hierárquico, tenham acesso a essas informações logo no momento da admissão. 

2 - Crie um canal formal 

O canal pode ser em formato de um número de telefone, e-mail ou chat. Ele deve ser acessível a qualquer um que queira denunciar irregularidades ou comportamentos que contrariem o código de ética e conduta da empresa. Na implementação e operação do canal, é fundamental contar com a prestação de serviço de um parceiro externo para garantir a imparcialidade do ouvinte. A ideia é permitir que o funcionário faça a denúncia anonimamente, para que se sinta mais confortável. 

3 - Crie um comitê de ética e conduta

Entre seus funcionários, escolha um grupo que ficará com a responsabilidade de analisar e tratar as informações registradas no canal de denúncia. O ideal é que essas pessoas sejam de áreas distintas. 

4 -  Prepare a liderança

Para que tudo isso funcione, é importante que os líderes entendam o objetivo, o funcionamento e a importância do canal de denúncia. Assim, eles poderão reforçar as informações aos times e encorajar os times a se manifestarem sempre que necessário e sem medo de represálias.

Deu para notar que a criação de um canal de denúncia na empresa não é uma tarefa das mais simples, né? Contudo, o sucesso das empresas que adotaram esse recurso mostra que toda a dedicação vale a pena. 

Lembre-se que, cada vez mais, os profissionais estão em busca de empresas com alto grau de maturidade e que oferecem um clima agradável para se trabalhar. Por isso, ter um canal de denúncia entre as boas práticas pode ajudar na atração e retenção de talentos.

Por ACSP