Como influenciar seus colaboradores e melhorar o desempenho da sua equipe?

Manter uma equipe motivada é um dos grandes desafios de ser líder. Para cumprir esse objetivo, recorrer a fórmulas prontas, como oferecer bonificações, prêmios ou aumentos salariais pode ser apenas uma parte da estratégia, mas se a ideia é causar um impacto duradouro na qualidade de vida e performance dos profissionais, é preciso ir além.  

Antes de mais nada, o gestor precisa ter um olhar atento para avaliar a dinâmica das atividades da equipe no dia a dia, entender o perfil de cada um de seus funcionários e as expectativas que eles têm em relação à sua trajetória profissional. 

E, apesar de não ser das tarefas mais fáceis, encontrar alternativas para estimular uma equipe é fundamental, pois é um dos caminhos mais eficazes para melhorar os resultados de uma empresa. Quer saber como fazer isso? A seguir, separamos algumas ações que podem ajudar. Confira: 

 

Crie um plano de carreira para os seus funcionários

Seja qual for a sua área de atuação, todo profissional deseja crescer. Quando ele enxerga essa oportunidade de maneira clara na empresa, isso se transforma em motivação para que ele entregue resultados acima da expectativa e se mantenha engajado na execução de projetos e cumprimento dos objetivos da área. Para que isso aconteça, ter um plano de carreira para os seus colaboradores é fundamental. 

Com o suporte de um plano de carreira bem desenvolvido, o profissional tem mais facilidade para definir suas próprias metas de crescimento no curto e no médio prazo. Além de motivar o time, essas perspectivas de evolução também funcionam como um importante fator de retenção de talentos — outro grande desafio para as companhias. 

Em uma das edições mais recentes da Pesquisa dos Profissionais Brasileiros, estudo anual feito pela Catho, cerca de 70% das empresas do país reconheceram que não oferecem plano de carreira aos funcionários. Não à toa, mais da metade dos colaboradores avaliaram a perspectiva de crescimento profissional como ruim ou péssima. 

 

Adote uma postura de parceria e respeito
Um estudo organizado pela consultoria de Recursos Humanos Michael Page mostrou que oito em cada dez profissionais pedem demissão por causa de algum comportamento do chefe, o que deixa claro o quão desafiador é ser um bom líder. 

Estar disposto a escutar as sugestões e reclamações do seu time, ser transparente com a equipe, interagir de maneira mais próxima com cada colaborador, saber elogiar e criticar de maneira certa e criar uma rotina de feedbacks são os primeiros passos para que esses comportamentos passem a fazer parte do ambiente de trabalho de maneira natural.

Lembre-se que, como líder, sua postura no ambiente organizacional é um exemplo para a sua equipe. A partir disso, faça uma autoavaliação para entender o que pode ser melhorado e, se possível, peça feedbacks dos seus colaboradores individualmente. 

 

Conheça os seus funcionários

Para manter seus colaboradores engajados, é preciso entender o perfil de cada um. A partir dessa aproximação, será possível identificar qual destes três pilares funcionará para que seus funcionários se sintam mais confortáveis no ambiente de trabalho:

  • Autonomia: alguns profissionais sentem necessidade de ter mais liberdade de atuação e de escolher a melhor forma de executar os processos da empresa que estão sob sua responsabilidade. Para esse perfil, o gerenciamento continua sendo importante, mas demonstrar confiança em seu trabalho e evitar o controle excessivo das tarefas são atitudes que farão com que eles se sintam mais satisfeitos.

  • Crescimento: outros profissionais se sentem mais motivados quando ganham conhecimento e se sentem valorizados quando seus líderes incentivam o seu desempenho por meio de treinamentos, promoções e concessão de benefícios. Quais tipos de ações nesse sentido poderiam fazer sucesso na sua equipe?

  • Contribuição: em meio à correria do dia a dia, muitos funcionários acabam ficando desmotivados porque não conseguem entender exatamente como o seu trabalho contribui para o atingimento dos objetivos da empresa ou o impacto do seu esforço na vida dos clientes. Deixar essas questões claras para o seu time, compartilhando detalhes sobre metas e resultados não apenas como forma de cobrança, é uma maneira de fazer com que a sua equipe tenha consciência da importância do trabalho executado. 

 

Incentive a qualificação dos seus colaboradores

Com a competitividade entre cada vez mais acirrada entre as empresas, ter um time atualizado sobre as  tendências do mercado já não é mais um diferencial, mas, sim, uma questão de sobrevivência. Como você tem trabalhado nisso com a sua equipe?

Promover treinamentos na própria empresa e enviar funcionários para eventos de capacitação, por exemplo, são maneiras de incentivar a atualização constante desses profissionais. Todo mundo sai ganhando: a companhia, que passa a contar com uma equipe capaz de propor soluções inovadoras, e os colaboradores, que, com mais conhecimento, se sentem mais confiantes para executar suas atividades e entregar melhores resultados. 

 

Pontos de atenção

Mais do que implementar atitudes que contribuam para o engajamento dos funcionários, cabe aos líderes evitar comportamentos e ações que sigam o caminho contrário. 

Segundo a pesquisa da consultoria Michael Page citada no início do texto, entre os principais motivos que levam ao desânimo dos profissionais no emprego estão: liderança sem referência, falta de reconhecimento pelo trabalho realizado, falta de feedback, falta de treinamento para execução das tarefas e falhas nas contratações e excesso de reuniões. Que tal olhar para cada uma dessas questões com mais cuidado para identificar possíveis oportunidades de melhoria na sua gestão? 

Um bom líder é aquele que consegue manter a sua equipe motivada para trazer os resultados que a companhia precisa. Alcançar sucesso nessa tarefa nem sempre é fácil, mas cumprir as ações que propusemos já é uma ótima forma de começar.

Por ACSP