O Natal é tradicionalmente a data comemorativa mais lucrativa para o comércio. A expectativa geralmente aponta para crescimentos expressivos nas vendas, e para se preparar para o aumento da demanda, grande parte das empresas costuma reforçar o estoque.

Mesmo atraindo mais consumidores, muitas vezes o Natal vai embora e algumas das mercadorias adquiridas para a época continuam nas lojas. Em casos assim, o que fazer para alavancar as vendas e evitar que o estoque fique parado?

“Boxing Day”

Você já ouviu falar em “Boxing Day”? Em alguns países de língua inglesa, o termo é usado para descrever o dia útil seguinte ao Natal. Neste dia, os comerciantes costumam colocar as mercadorias em liquidações, vendendo os itens a preços bem menores do que os originais. Que tal adotar essa estratégia e planejar uma ação para acabar com o estoque?

Objetivos

O primeiro passo para elaborar uma ação promocional é definir claramente qual é o seu principal objetivo. Você pretende apenas desovar o estoque ou também deseja abrir espaço para a entrada de mercadorias? Quer chamar a atenção do público para uma determinada linha de produtos ou pensa em aproveitar a ocasião para atrair clientes e fidelizá-los ao longo do ano seguinte? Para que o plano dê certo, é preciso saber exatamente aonde a sua empresa quer chegar com ele.

Metas

Depois de definir os objetivos da ação promocional, é preciso estabelecer metas mais específicas: quantos produtos você pretende vender? Em quanto tempo? Essas questões são importantes pois te ajudarão a definir quais itens entrarão na liquidação e a porcentagem de desconto que a sua empresa oferecerá sobre cada um, por exemplo.

Adoção de estratégias

Qual estratégia você pretende seguir para alcançar as metas e chegar ao objetivo desejado? Use a criatividade! Você pode oferecer cupons de desconto, descontos-padrão para determinada linha de produtos ou promover ofertas no estilo “leve 3, pague 2”, que incentivam o consumidor a levar mais itens para casa. Mas lembre-se de ficar atento à margem de lucro, afinal, ela é o que dá sentido à existência do seu negócio, e descontos mal calculados podem trazer sérios problemas ao caixa sua empresa.

Divulgação

Preparar uma ação de vendas interessante não vai trazer resultados tão expressivos se o público não souber o que a sua loja está oferecendo. Um dos pilares do marketing promocional é a divulgação, então, capriche! Diversifique os canais de comunicação: exponha suas ofertas nas redes sociais e prepare materiais de divulgação impressos. Se não houver orçamento disponível para esse tipo de ação, concentre os seus esforços no ponto de venda. Uma decoração ou distribuição de produtos diferente na loja pode chamar a atenção dos clientes e resultar em aumento de vendas.

Atendimento

Depois de trabalhar diferentes maneiras para atrair o cliente, é preciso convencê-lo a comprar. Converse com as equipes de atendimento e vendas e enfatize a importância de proporcionar ao consumidor uma experiência única e positiva. Lembre-se de que períodos de ações promocionais são ótimas oportunidades para incentivar a primeira compra do consumidor e ganhar um cliente fiel por mais muitos anos.

Gostou das dicas? Esperamos que o Natal seja um período de boas vendas para o seu negócio, mas se sobrar mercadorias no estoque, aproveite essas informações para liquidar o que restou. Para vender e receber com mais segurança, conte com os pacotes da Boa Vista SCPC com condições exclusivas para associados ACSP!

 

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Por ACSP