Lançado há 10 anos, o WhatsApp é utilizado por mais de 120 milhões de brasileiros. O aplicativo é famoso por possibilitar o envio de mensagens pessoais, mas muitas empresas já fazem desse recurso um importante canal de relacionamento com o consumidor.

Por que o atendimento via WhatsApp é tão interessante?

A princípio, o WhatsApp era mais utilizado por pessoas mais ligadas a tecnologia. Hoje, ele se popularizou de tal forma que conquistou públicos de diferentes classes sociais e faixas etárias.

O sucesso do aplicativo se dá pela praticidade e agilidade oferecidas aos usuários. Adotá-lo para fins comerciais pode fazer com que os consumidores fiquem mais propensos a comprarem o que desejam, já que terão um canal de atendimento mais próximo disponível.

Como iniciar uma estratégia de marketing envolvendo o WhatsApp?

Planejamento é fundamental para qualquer ação de marketing bem-sucedida, e a troca de mensagens diretas não é tão simples quanto parece. A estratégia pode ser efetiva ou se tornar invasiva se a quantidade de mensagens não for dosada.

Uma forma de evitar problemas nesse sentido é criar um cronograma de disparos: uma loja de calçados, por exemplo, pode enviar mensagens aos clientes apenas quando chega um modelo do interesse deles. Lembre-se de que a privacidade do consumidor tem muito valor, e por isso deve ser respeitada. Nos pontos de venda, divulgue o contato do WhatsApp da sua empresa junto com os demais canais para que o cliente escolha procurá-lo sempre que precisar ou desejar.

Trabalhar o pós-venda é uma boa maneira de fazer o primeiro contato com o cliente no WhatsApp. Primeiro, experimente pedir um feedback por meio do aplicativo após uma compra e, para dar sequência a esse relacionamento, use a criatividade – sempre de acordo com o planejamento que você definiu para essa comunicação.

Fique atento, também, à linguagem utilizada para abordar os clientes no WhatsApp. Ali, você tem uma comunicação mais próxima com e pode dispensar o excesso de formalidades. Mas, atenção: o tom cortês, a boa educação e cuidado com a escrita são sempre necessários.

Agora que você já conhece alguns cuidados importantes para estreitar o relacionamento com o cliente via WhatsApp, é hora de entender as principais vantagens de usar esse recurso na sua empresa. Confira:

Fidelização

Se bem feita, a comunicação via WhatsApp pode aproximar o cliente da sua marca. Por meio da ferramenta, você pode compartilhar as novidades pelas quais ele se interessa. Para não importunar a clientela com o excesso de mensagens, utilizar o status é uma boa alternativa. Nele, você pode compartilhar textos, fotos, vídeos e até GIFs divertidos. O conteúdo desaparece após 24 horas e é visto apenas por aqueles que escolhem abrí-lo.

Credibilidade

Ao desenvolver uma estratégia de relacionamento com o cliente via WhatsApp, você garante que a sua empresa esteja presente em mais um canal e fortalece a credibilidade do seu negócio. Não é uma boa ideia?

Agilidade

Como já mencionamos, um dos principais benefícios oferecidos pelo WhatsApp é a agilidade. E atendimento rápido é um fator muito importante para conquistar e fidelizar clientes. Muitas empresas já fazem envios de mensagens em massa pelo aplicativo, e para facilitar a comunicação, também é possível ter mensagens padronizadas. Escolha o modelo mais adequado para a sua empresa, considerando a quantidade de contatos disponíveis, o nível de segmentação que a sua estratégia demanda e custos estimados para a ação.

Esclarecimento de dúvidas

Em alguns casos, mensagens de texto podem deixar dúvidas. A vantagem do WhatsApp é que ele também permite o envio de mensagens de voz. O recurso pode ser uma solução interessante para deixar o assunto mais claro para o cliente e fazer com que ele perceba mais qualidade no atendimento. Mais uma vez, ponto para a sua empresa!

Envio de promoções

Se você está organizando uma promoção bacana, o WhatsApp pode ser a ferramenta ideal para fazê-la bombar! Informe as condições especiais para a sua lista de clientes e convide-os para adquirir o seu produto.

Atendimento agradável

Nenhum consumidor fica feliz quando precisa passar horas ao telefone para ter a sua necessidade atendida. Aliás, na maior parte dos casos, a burocracia é responsável por fazer com que o cliente postergue ou adie o contato com a empresa e crie uma imagem negativa sobre ela. Com certeza, isso é exatamente o contrário do que você deseja para o seu negócio.

Enquanto recebe atendimento pelo WhatsApp, o cliente pode fazer outras coisas e até conversar com outros contatos enquanto recebe o suporte desejado.

Mais do que estar atento às tendências, é importante acompanhá-las para ganhar credibilidade junto aos seus clientes. Não dá para negar que o WhatsApp faz parte da vida da maioria dos brasileiros. Então, por que não considerá-lo como mais um canal de relacionamento com o seu público? Além de melhorar o atendimento, você pode perceber um aumento significativo nas suas vendas!

Gostou da ideia? A ACSP oferece um serviço de gestão de telefonia móvel corporativa com pacotes ideais para você utilizar o WhatsApp na empresa! Clique aqui e conheça o AC|Celular.

 

Você chega mais longe com o apoio das pessoas certas.
A ACSP é uma comunidade de empreendedores, venha fazer parte!

 

 

Por ACSP