Como o Pix pode ajudar a sua empresa? Entenda

Desde que foi criado pelo Banco Central, em novembro de 2020, o Pix começou a fazer parte da rotina dos brasileiros. Em menos de seis meses, o novo sistema de pagamento já contava com quase 300 milhões de chaves cadastradas e 700 milhões de transações feitas, segundo levantamento do próprio BC.

Para quem ainda não entende como ele funciona, o Pix é uma solução de pagamento instantâneo criada e gerida pelo Banco Central do Brasil (BC) e que proporciona a realização de transferências e de pagamentos. Na prática, ele é um meio de pagamento assim como os boletos, TEDs, DOCs, transferências entre contas de uma mesma instituição e cartões de pagamento (débito, crédito e pré-pago). A diferença é que o Pix permite que as operações sejam realizadas em qualquer dia, incluindo fins de semana e feriados, e a qualquer hora.

O que não se esperava é que esse novo modelo de pagamento também traria vantagens para os pequenos empreendedores. Você já tem experimentado esse meio de pagamento na sua empresa? A seguir, listamos alguns motivos para você incluir esse sistema como uma opção para os seus clientes. Confira:

1 - Você recebe na hora

Com o Pix, os pagamentos podem ser feitos 24 horas por dia, todos os dias da semana. Esse recurso permite que você tenha sempre dinheiro em caixa, de forma instantânea, para movimentar o seu negócio. E você já sabe: especialmente para o pequeno empreendedor, ter capital de giro disponível é muito importante. Além disso, o Pix também pode te ajudar a controlar suas finanças, pois contém um extrato por meio do qual você pode controlar eletronicamente todas as entradas e saídas da conta da sua empresa.

2 - Total segurança no pagamento

Com a chegada do Pix você pode, aos poucos, deixar de lado o hábito de andar com dinheiro vivo, o que já oferece mais segurança para o seu dia a dia. Mas o que realmente torna o Pix seguro é o fato de que seu sistema utiliza as mesmas configurações de sites e aplicativos de bancos, e todos os dados são criptografados. No entanto, como estamos falando de um meio eletrônico, não se esqueça de sempre conferir todos os dados para não fazer nenhuma transferência por engano.

3 - Mais praticidade    

Para aqueles que estão mais resistentes a adotar o Pix, vale lembrar que adaptar a rotina do seu estabelecimento às novas tecnologias e às necessidades do público pode se tornar um diferencial para que comprem com você. O Pix traz comodidade à rotina pelo fato de ser rápido e muito fácil de usar, já que o consumidor tem essa opção de pagamento na palma da mão.

4 - Menos custos com plataformas de pagamentos

Quem tem uma empresa sabe que toda oportunidade de reduzir custos no dia a dia é muito valiosa. O que muitos ainda não perceberam é que o Pix pode ser um grande aliado nesse sentido.

Normalmente os serviços de pagamentos cobram algum tipo de taxa para que você possa disponibilizá-los aos seus clientes. Com o Pix, você pode oferecer para o seu público a opção de transferência de pessoa física para pessoa física sem custo ou de pessoa física para pessoa jurídica com tarifas bem menores que as geralmente cobradas pelas maquininhas. Vale a pena fazer essa comparação para entender quanto sua empresa pode economizar, de fato, com essa novidade.

5 - Aumento nas vendas

Você sabia que uma parcela importante da população brasileira tem pouquíssimo ou nenhum acesso a serviços bancários? De acordo com dados do Instituto Locomotiva, o país tem mais de 16,3 milhões de consumidores desbancarizados, ou seja, sem conta em banco; e outros 17,7 milhões sub-bancarizados, ou seja, que utilizam pouco ou não têm acesso aos produtos e serviços disponíveis no mercado. Com o Pix, sua empresa também pode atingir pessoas que não têm vínculo com um banco.

Isso porque esse tipo de pagamento está disponível para diversas instituições financeiras participantes do sistema. É o caso de fintechs como o Nubank, por exemplo. Em resumo, disponibilizar o Pix no seu negócio pode aumentar as suas vendas por dar uma opção de pagamento para clientes desbancarizados, que não têm cartões ou cheques.

Como se cadastrar no Pix?

Aderir ao Pix é muito simples: cadastre uma chave Pix no aplicativo do banco ou instituição financeira com a qual você já tem vínculo. Aí, é só escolher entre as seguintes informações para ser sua chave e começar a fazer e receber transferências e pagamentos: CPF, CNPJ, e-mail, número de telefone ou a opção de chave aleatória, para quem prefere não utilizar um dado pessoal.

E você? Gostou de saber mais sobre esse novo sistema de pagamento e como ele pode ajudar a sua empresa? Compartilhe este conteúdo com outros empreendedores e continue acompanhando as publicações que a ACSP prepara para você!

 

Por ACSP