Como proteger os dados da sua empresa e dos seus clientes?

Apesar dos benefícios que o avanço da tecnologia trouxe à rotina de toda a sociedade, esse processo também fez aumentar um problema preocupante: fraudes e ataques no ambiente virtual. Nesse cenário, para quem tem uma empresa, a proteção de dados dos clientes deve ser tratada como prioridade. 

O assunto passou a ser encarado com mais rigor graças à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). O marco regulatório que passou a valer em 2020 tem como principal objetivo proteger os dados pessoais dos cidadãos em território brasileiro e as empresas precisam se ajustar às novas normas. 

Como a LGPD impacta a rotina das empresas 

A LGPD foi criada basicamente para regulamentar e adequar as práticas das empresas brasileiras em relação ao uso dos dados pessoais de seus clientes. 

De lá para cá, para garantir a credibilidade de seu negócio, evitar problemas jurídicos e multas previstas, é importante que sua empresa e central de atendimento adotem alguns cuidados e práticas de segurança da informação e prevenção interna. 

Como manter os dados da empresa e dos clientes protegidos

A adoção de alguns cuidados pode ajudar a evitar vazamentos de informações da empresa e dos clientes: 

  1. Backups: Uma forma de evitar perda de dados em sua empresa é fazer backups frequentemente. As cópias podem ser armazenadas em locais seguros, como servidores. Outro caminho interessante é implementar sistemas de firewalls para evitar invasão do sistema da sua empresa, mas para planejar a melhor estratégia para o seu negócio o melhor é contar com o apoio da sua equipe de tecnologia ou profissional de confiança. 

 

  1. Normas de confidencialidade: a LGPD determina que os clientes, titulares dos dados, autorizem a coleta deles. Depois, é papel da empresa preservar a confidencialidade dos dados até mesmo dos próprios colaboradores. Nesse cenário, sua empresa precisa definir algumas práticas para que as informações não fiquem vulneráveis. Vocês podem adotar, por exemplo, normas internas que regulam o uso de dispositivos móveis e de internet nas dependências da empresa, contratos de confidencialidade e termos de responsabilidade.

 

  1. Controle de acesso: se sua empresa lida com dados importantes ou confidenciais, a gestão dessas informações deve ficar sob responsabilidade de um administrador, de preferência com cargo de gerência e absoluta confiança. A LGPD também determina que os responsáveis pelo tratamento de dados precisarão adotar medidas de segurança mais específicas para proteger os dados pessoais de seus clientes.

 

  1. Criptografia em sistemas: com essa solução, apenas pessoas autorizadas conseguem decifrar os dados utilizando códigos de acesso restrito, sem riscos de extravios ou cópias indevidas. 

 

  1. Setor de TI especializado: todas as dicas anteriores só farão sentido se a empresa tiver um departamento de Tecnologia da Informação com profissionais aptos a colocar em prática softwares, sistemas e programas de proteção de dados. Esse setor deverá ser responsável por fiscalizar constantemente a segurança das informações armazenadas pela sua empresa. 

 

Aliás, a LGPD também determina que todas as empresas sujeitas ao marco regulatório tenham um DPO (Data Protection Officer), ou seja, um encarregado de proteção de dados. Essa pessoa fará a comunicação entre o controlador de dados e os titulares e a Autoridade Nacional. 

E por aí? Como a sua empresa tem trabalhado em relação à proteção dos dados dos seus clientes? Se alguma das estratégias que mencionamos ainda não estiver sendo praticada, é hora de se movimentar para atender todas as exigências da lei e evitar problemas, combinado?

Por ACSP