Como reduzir a inadimplência na sua empresa?

O número de brasileiros com as contas atrasadas bateu recorde no mês de julho: mais de 66,6 milhões de consumidores já estão com o nome sujo — o maior volume registrado desde o início da série histórica, em 2016. 

Esse cenário nada favorável para a população também pode atingir em cheio as finanças das empresas. Pensando nisso, trouxemos algumas orientações para ajudar você, que empreende, a reduzir a inadimplência e os impactos dessa realidade no seu negócio. Vamos lá?

Ofereça recursos para quitação

Para controlar a inadimplência, nada melhor do que oferecer recursos para a quitação dos débitos. 

Nesse sentido, é muito importante que a sua empresa tenha uma área do cliente ou uma pessoa dedicada à emissão de boletos com valores/vencimentos atualizados, emissão de nota fiscal e alteração da data de pagamento, que acompanhe tudo isso de perto. 

Essas ferramentas, combinadas com políticas flexíveis de renegociação, certamente ajudarão sua loja a reduzir o percentual de inadimplência.

 

Facilite a negociação

Se você já realizou uma tentativa de recuperação de crédito judicialmente, sabe bem que o custo disso pode ser muito mais alto que as eventuais perdas em um processo de negociação.

Segundo estudos, organizações que oferecem alternativas de mediação registram redução de, em média, 11% no valor não pago por cliente. Não é pouca coisa. Sua empresa já possui processos e políticas definidos para eventuais renegociações?

 

Adote um bom método de gerenciamento de crédito

Não é possível prever casos de inadimplência ou negócios que certamente darão certo em uma relação comercial que envolve crédito. 

No entanto, o mercado adota como regra geral ampliar o crédito dos melhores clientes, a fim de aumentar os lucros, e reduzir ou negar àqueles que têm um perfil de consumo mais problemático, pensando em reduzir as perdas. Por isso é de extrema importância fazer uma análise de crédito.

Além disso, é preciso monitorar as operações de crédito já realizadas, com revisões periódicas em dados cadastrais e relatórios de órgãos de proteção ao crédito.

 

Tenha uma régua de cobrança efetiva

Embora o alto índice de inadimplência entre os consumidores esteja muito relacionado à sua situação financeira e ao cenário econômico, no dia a dia muitos clientes acabam deixando de pagar uma conta por mero esquecimento. 

Por isso, é muito importante que a sua empresa tenha uma régua de cobrança eficiente, com algum modelo de follow-up, como: 

  • envio automático de uma mensagem 2 dias antes do vencimento dos boletos e outra 3 dias depois;
  • remessa de carta de cobrança sem negativação;
  • terceirização da cobrança extrajudicial;
  • recuperação de crédito (judicial).

O ideal é que esse fluxo seja personalizado de acordo com o comportamento de consumo e pagamento de cada consumidor.

 

Incentive pagamentos no cartão de crédito/débito

Estimular o pagamento à vista nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, uma saída para prevenir a inadimplência é criar facilidades para que os consumidores comprem com cartões de crédito ou débito. 

Como as lojas pagam taxa de administração para ter essa possibilidade, ao vender com cartão, os riscos de inadimplência ficam com as administradoras e as instituições financeiras asseguram o pagamento ao lojista. Assim, os riscos de inadimplência, muito comuns nos cheques, são praticamente eliminados. 

Quais dessas iniciativas você já adota e quais pretende aderir na sua empresa? Esperamos que as dicas tenham sido úteis para você. Até a próxima e bons negócios!

Por ACSP