Algumas vezes, já falamos sobre o uso de celulares corporativos e os benefícios que eles podem trazer para o seu negócio. O sistema de telefonia deve funcionar como um facilitador da sua rotina e, ao mesmo tempo, assim como as outras despesas da empresa, estar sob total controle do empreendedor.

Se você já adota esse sistema ou está pensando em adquirir, é importante ficar atento a algumas questões para não ter gastos desnecessários e, mais do que isso, economizar o quanto for possível. Leia as instruções que separamos para te ajudar:

Atenção às ligações pessoais

Em tese, os aparelhos e planos corporativos devem ser utilizados apenas para questões da empresa, salvo raras exceções. Portanto, controlar a quantidade e duração de ligações pessoais é importante, e ajuda a mensurar qual é o real gasto da empresa com telefonia e o quanto as ligações desnecessárias estão custando.

Além do custo com o valor das ligações, é importante lembrar que o excesso de distração no ambiente de trabalho é uma das causas da improdutividade, o que compromete o andamento da empresa.

Essa pode ser uma questão embaraçosa; então, para evitar desconforto com a equipe, é importante conscientizá-la antes de cobrar qualquer mudança de comportamento. Fale sobre os custos das chamadas telefônicas e até sobre como elas podem atrapalhar o desenvolvimento da equipe no trabalho.

Serviços internos com menor (ou nenhum) custo

No mercado, alguns planos de telefonia corporativa já oferecem ligações e troca de mensagens sem custo adicional entre linhas da empresa. Avalie o quanto os aparelhos são usados internamente e considere se essa opção pode ser a melhor para a sua necessidade.

Compare diferentes operadoras

A dica parece óbvia, mas é sempre importante reforçar a necessidade de procurar diferentes empresas para prestar qualquer serviço para o seu negócio. Com as questões de telefonia, não é diferente.

Ao se depararem com algumas promoções, muitos empreendedores contratam uma operadora antes de comparar com o que outras oferecem. As tarifas podem variar muito, e analisar se o plano que você contratou é realmente o melhor para o seu estilo de consumo.

Considere, por exemplo, que em certos períodos do dia o uso do telefone pode variar, ou que alguns funcionários podem usar mais dispositivos móveis enquanto outros precisam mais de ligações. Conheça o perfil da sua empresa para fazer a melhor escolha.

Soluções alternativas

A tecnologia não para de avançar, e a cada dia temos mais acesso a ferramentas diferentes e sem custo que facilitam a comunicação. As chamadas de vídeo são um exemplo.

O aplicativo do Messenger, no Facebook, as chamadas do Whatsapp e ligações com o Skype são ótimos exemplos de ferramentas que podem te ajudar.

No entanto, vale ressaltar que, ao utilizar qualquer tipo de serviço, é fundamental contratar ferramentas confiáveis e que permitam registros e gravações. Assim, você mantém um histórico da comunicação entre seus funcionários e clientes.

Auditoria nas contas telefônicas

Não são raros os casos de cobrança indevida em contas telefônicas, e sem um sistema de gestão fica difícil descobrir se isso está acontecendo com você. No Brasil, os valores cobrados indevidamente chegam a, em média, 30% do total da conta.

Com o AC|Celular, o serviço de gestão de telefonia móvel corporativa da ACSP, o empresário tem total controle do consumo, histórico financeiro e garantia de transparência, pois as linhas passam por auditorias frequentes. Já pensou quanto dinheiro você pode economizar? Conheça as vantagens que temos para você!

 

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Por ACSP