Hoje, boa parte da comunicação nas empresas é feita pela internet. Mesmo assim, o telefone ainda é uma ferramenta muito importante por ser bastante dinâmica.

Mas as chamadas, mensagens e outros serviços telefônicos geram custos que, se não forem bem controlados, podem trazer prejuízos ao caixa da empresa. Quer economizar? Listamos algumas ações que vão te ajudar. Confira:

Analise as faturas telefônicas

Não basta escolher o plano de telefonia com o melhor custo para a sua empresa. É preciso analisar as contas mês a mês, a fim de saber qual tipo de ligação está gerando maior custo e, principalmente, conferir se há alguma cobrança indevida na fatura. Na correria do dia a dia, é comum que os empresários chequem apenas o valor da conta e efetuem o pagamento, mas uma análise mais detalhada pode fazer toda a diferença.

Se você está pensando em começar a fazer isso agora, é importante saber que é possível recuperar valores pagos indevidamente de até três anos atrás. Faça dessa análise um hábito mensal para garantir o controle sobre os gastos.

Renegocie contratos sempre!

De tempos em tempos, as operadoras de telefonia criam novos planos com descontos especiais, mas, por razões óbvias, elas não ligam para o cliente para anunciar esses descontos. Então, se quiser pagar menos pelo serviço, precisa estar atento e procurar a empresa para solicitar a mudança. Fale com a operadora periodicamente para renegociar o seu plano e tentar obter novos descontos.

Converse com os funcionários

Se você planeja reduzir custos na empresa, é importante que os colaboradores fiquem cientes de que têm um papel importante na diminuição dos gastos – incluindo despesas com telefonia. Depois de avaliar as faturas e identificar os excessos, explique com clareza o que está sendo gasto mais do que o necessário e mostrar o que cada funcionário pode fazer para contribuir com a redução.

Com as informações necessárias em mãos e objetivos bem definidos, reúna os seus colaborares e converse sobre as metas de redução de gastos da empresa e as ações que precisarão ser adotadas para chegar lá. Neste momento, dê espaço para que todos façam sugestões que possam facilitar o processo.

Use ligações VOIP

Você sabe o que significa VOIP? A sigla de Voice Over Internet Protocol serve para designar um sistema de chamadas de voz gratuitas por computador. O Skype é um dos softwares mais conhecidos e utilizados, inclusive na função vídeo nas chamadas. Incentive o uso desse recurso na sua equipe!

Avalie setores de forma isolada

Separar os custos com telefonia móvel por setor pode ser uma estratégia muito eficaz, especialmente para empresas de porte médio e com um número maior de funcionários. Identificando os excessos cometidos em cada departamento, você pode pedir para que cada gerente fique responsável por controlar os gastos da sua equipe e, depois, avaliar os resultados junto com cada um.

O AC|Celular, sistema de gestão de telefonia móvel da ACSP, oferece um recurso interessante. Com o telegestor, o empreendedor pode controlar e gerenciar as linhas da sua empresa de forma 100% on-line e, sempre que necessário, redistribuir os benefícios dos planos contratados por setor. Não é demais? Clique aqui e conheça mais sobre esse serviço!

 

Com a ACSP você vai mais longe.
Faça parte da nossa comunidade de empreendedores.

 

 

Por ACSP