Como ser pet friendly e receber mais clientes na sua loja?

Deixar o pet em casa para ir às compras é coisa do passado. Cada vez mais, os donos de animais de estimação estão priorizando os comércios que permitem a presença dos bichinhos. De acordo com um levantamento da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), quase 50% desses consumidores dão preferência para comprar em estabelecimentos que aceitam animais. 

Para não espantar a clientela, muitos comerciantes estão pensando em maneiras de transformar suas lojas em ambientes pet friendly, como são chamados os locais que aceitam animais de estimação. 

E você? Também tem essa preocupação? Se a resposta for sim, continue a leitura: neste conteúdo, vamos trazer algumas dicas para você tornar o seu negócio mais inclusivo para os animais e, consequentemente, atrair mais clientes. 

 

O que é um comércio pet friendly?

A expressão “pet friendly” é recente e tem sido muito usada para se referir a lugares e estabelecimentos onde os animais de estimação são aceitos. 

É importante entender que esse conceito não se refere aos lugares onde os pets simplesmente podem entrar. São locais preparados para recebê-los bem e oferecer conforto a eles. 

Muitos empreendedores têm vontade de tornar seu estabelecimento pet friendly, seja por conta da possibilidade de atrair mais clientes ou até por afinidade com os animais de estimação. Mas, na prática, muitas dúvidas acabam atrapalhando ou desestimulando os planos.  

Antes de começar a aderir a políticas de inclusão e permanência de animais de estimação em seu estabelecimento, alguns pontos devem ser observados. O primeiro é que, para isso funcionar, alguns itens devem ficar à disposição dos animais e donos. São eles:  

  • Saquinhos de lixo e panos de limpeza;
  • Recipientes com água e alimento; 
  • Produtos desinfetantes; 
  • Sinalizadores de portas de vidro; 
  • Coleiras para deixar os animais; 
  • Caminhas para descanso. 

 

Avaliando o espaço 

Antes de adotar o pet friendly é preciso fazer um planejamento e agir com cautela. Não tome qualquer decisão antes de observar se é possível adequar o espaço da sua loja para incluir os itens que mencionamos acima. Mais que isso, pense em qual posição o “cantinho pet” deverá ficar e certifique-se de que isso não irá atrapalhar a entrada e a movimentação dos clientes pela loja. 

Outro ponto que merece atenção diz respeito à higiene. Mesmo que você deixe saquinhos de lixo e panos para auxiliar a limpeza do ambiente pelos próprios donos dos pets, é importante pensar na possibilidade de alguns clientes não fazerem isso. Você pode precisar de um colaborador que também fique atento a isso, para garantir que a loja será mantida limpa. 

Além disso, oferecer água, comida e até brinquedos pode ser interessante e fazer com que seu cliente fique mais tempo dentro da sua loja, já que não terá preocupações com os cuidados com o pet.  

 

Casos especiais 

Estabelecimentos do ramo de alimentação como restaurantes e padarias também podem ser pet friendly, desde que se adequem às normas de vigilância sanitária. De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a entrada de animais domésticos em comércios onde haja consumo ou preparo de alimentos só é permitida se o lugar tiver uma área externa para os pets. 

Além disso, é preciso ter um ponto com água corrente e um profissional dedicado à limpeza do ambiente. O mesmo profissional não poderá realizar atividades que envolvam contato com os alimentos.  

Ser uma loja pet friendly não é tão fácil como muitos imaginam, mas com planejamento e organização essa adaptação pode trazer resultados interessantes para a sua empresa e bem-estar para os seus clientes. Esperamos que este conteúdo te ajude a tomar uma decisão com mais segurança. Bons negócios! 

Por ACSP