A rotina de uma empresa é sempre cheia de emoções, mas isso não significa que você precisa correr riscos desnecessários. A análise de risco de crédito, por exemplo, é uma estratégia importante para manter seu negócio longe da inadimplência.
Hoje, muitos empresários ainda confiam na “intuição” para conceder crédito, mas essa não é uma atitude segura. Pensando nisso, preparamos este conteúdo para você entender melhor a importância de avaliar o risco de crédito de seus clientes.
Por que a análise de risco de crédito é tão importante?
A inadimplência traz sérios riscos ao caixa das empresas. Quando ela não é controlada, o negócio pode até ter vendas elevadas, mas não deixa de enfrentar instabilidade em seu fluxo de caixa. Isso porque vender e não receber pode ser tão ruim quanto não conseguir fechar boas vendas.
Estudar o histórico do cliente, seu perfil de consumo e o risco de ele não conseguir honrar com seus compromissos é uma atitude preventiva e fundamental para a estabilidade do negócio.
5 vantagens da análise de risco de crédito para seu negócio
Hoje, cerca de 40% das famílias brasileiras têm algum tipo de dívida e boa parte delas não poderá pagá-las nos próximos meses. Os dados mostram uma situação preocupante e que deve acender um alerta para as empresas em atividade: com um índice de inadimplência tão alto, a análise do risco de crédito é indispensável.
Que tal conhecer um pouco mais sobre os benefícios dessa estratégia?
1 - Mais segurança para a sua empresa
A análise de risco de crédito ajuda seu negócio se manter seguro e saudável. Suas finanças serão protegidas e o endividamento é controlado. Com as contas a receber e a pagar equilibradas, o crescimento pode acontecer muito mais rápido.
2 - Visibilidade dos riscos
Quando você investe em análise de crédito, consegue avaliar melhor os riscos de conceder esse benefício ao cliente.
Se os riscos são elevados, o melhor é se proteger e planejar estratégias que não prejudiquem o negócio e nem o relacionamento com o público.
3 - Prevenção da inadimplência
A análise de crédito é, também, uma forma de se precaver e reduzir a inadimplência. Ao avaliar os registros no CPF e CNPJ do cliente, consultar seu score de crédito e protestos em cartórios, por exemplo, você consegue tomar uma decisão mais segura e interessante para a empresa.
4 - Equilíbrio financeiro
Ao reduzir a inadimplência, sua empresa consegue alcançar o tão desejado equilíbrio financeiro. Isso porque as receitas obtidas por meio das vendas são efetivamente incorporadas ao capital do negócio.
Em outras palavras, se você faz uma concessão de crédito mais segura, consegue prever quando o dinheiro entrará na conta para planejar novas ideias e investimentos.
5 - Proteção das finanças do cliente
Engana-se quem acredita que a análise de risco de crédito protege apenas quem vende. Na verdade, negar crédito também pode ajudar o consumidor a organizar sua vida financeira para conquistar um bom relacionamento no mercado novamente.
Mas atenção: para não perder a clientela, esse processo deve ser feito de maneira respeitosa, clara e transparente. Para isso, é muito importante contar com as ferramentas adequadas.
A Boa Vista SCPC tem soluções que, por meio de softwares, ajudam a sua empresa a minimizar os riscos ao conceder crédito. Eles são capazes de automatizar as pesquisas e análises e entregar relatórios completos, mostrando pendências financeiras, histórico e dados do cliente.
Essas informações são essenciais para a tomada de decisão e a tecnologia permite que o processo seja mais rápido e prático. Assim, o cliente não fica constrangido ou impaciente por esperar a resposta sobre a aprovação de crédito.
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Por ACSP