Conheça os golpes bancários mais comuns e evite ser a próxima vítima!

Os golpes bancários estão no topo da lista dosmais frequentes, e que se intensificaram com a pandemia. De acordo com uma pesquisa do laboratório de segurança Psafe, somente no Brasil ocorreram cerca de 17 mil ataques por dia em 2021.
Cuidado nunca é demais, por isso o Balcão do Empreendedor, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) preparou algumas dicas para você reconhecer e evitar os principais tipos de golpes do mercado bancário.
 
Golpe da falsa central
Nesse tipo de Golpe, um criminoso entra em contato com a vítima por telefone se passando por um funcionário do banco. As desculpas são variadas, mas as mais comuns são oferecer ajuda para cadastro da chave PIX, atualização de dados cadastrais e problemas com a conta.
Os objetivos são obter número e senha do cartão ou da conta para roubar quantias em dinheiro ou induzir o usuário a transferir algum valor.
Ao receber esse tipo de ligação, desligue e entre em contato diretamente com a Central de Relacionamento do seu banco. E, lembre-se, bancos não fazem alteração de dados ou pedem senha por telefone.
 
Golpe do Motoboy
Muito parecido com o golpe da falsa central, nessa modalidade o criminoso envia um motoboy para que retire, no endereço da vítima, o cartão supostamente clonado. Aqui vale a dica. Não entregue documentos pessoais ou cartões a nenhum desconhecido. Se precisar trocar de cartão, quebre o atual e destrua o chip.
 
Golpe do boleto falso
Quem tem uma dívida, deseja quitar o mais rápido possível, e criminosos se aproveitam desse fato para enganar os mais vulneráveis, oferecendo propostas com valores bem abaixo do débito. Eles até enviam falsos boletos para receberem o dinheiro diretamente em suas contas bancárias.
A dica é: Antes de pagar, confira os dados do boleto, como nome do credor, cnpj, banco, valor e vencimento.
 
Golpe do falso e-commerce
Apesar de esse tipo de golpe ter como alvo os consumidores que adquirem produtos online, os empreendedores precisam ficar de olho, pois sites inseguros são verdadeiras iscas para que cibercriminosos consigam clonar e assim lesar os seus clientes sem que você saiba.
Por isso, a recomendação é sempre adotar os protocolos de segurança mais modernos na hora de montar a sua loja virtual. Já como consumidor, antes de comprar faça uma pesquisa sobre a reputação da empresa e desconfie de preços muito baixos.
 
Golpe do WhatsApp clonado
Este é talvez o golpe mais comum. Clonar o WhatsApp de alguém e ter acesso aos seus contatos é uma mina de ouro para os criminosos, que podem solicitar empréstimos em seu nome.
Nunca passe nenhum código de seis números que chegar por SMS para ninguém por telefone. Além disso, ative a verificação em duas etapas tanto no seu Android como iOS.
 
Golpe de Phishing
Phishing em português significa “pescaria”, que é exatamente a tática dos criminosos para “pescar”dados, como senhas, CPF, RG e outros.
Antes de clicar em links enviados por e-mail, certifique-se se o remetente é confiável. Não abra e-mails que usam de assuntos do momento para direcionar o usuário a outros sites.
Acompanhe as próximas dicas em nosso Informativo!

Por ACSP