Conin realiza última reunião do ano e traz balanço do ACDigital

Na manhã de hoje (05), o presidente da ACSP, Roberto Mateus Ordine, participou da última reunião do ano do Conselho de Inovação da ACSP, o Conin, e acompanhou junto à coordenadora do conselho e diretora do Pateo76, Alessandra de Andrade, um balanço da jornada de transformação digital proporcionada pelo programa ACDigital para cerca de 60 pequenos e médios empreendedores participantes.

“É uma alegria estar aqui no Pateo76, que tão bem coloca a ACSP no mundo tecnológico, oferecendo apoio aos nossos associados para que deslanchem no e-commerce e tenham cada vez mais presença digital”, comentou Ordine, que foi agraciado com um certificado em reconhecimento à sua liderança empresarial e apoio ao pequeno empreendedor, sobretudo no que se refere a proporcionar programas de impacto que transformam negócios.

O programa, durante dois meses, identificou o estágio de digitalização do empreendimento dos associados participantes e apresentou mapa de oportunidades digitais personalizado com treinamento, certificação, materiais exclusivos e relacionamento com mais de 300 start-ups com Selo de Inovação do ACBoost – hub de inovação desenvolvido pelo Conin, do Pateo76.

Essa foi a primeira jornada do “AC”, que atraiu mais de 250 empresas interessadas em participar da iniciativa. Oitenta e cinco delas receberam o primeiro diagnóstico personalizado e 61 persistiram no processo e prosseguiram para a fase de certificação e segundo diagnóstico personalizado. Agora, o próximo passo é continuar apoiando essas empresas em sua transformação digital, oferecendo mentorias, recursos e mais ferramentas para que possam continuar impulsionando seu crescimento, além de mensurar sua evolução.

“O ACDigital é uma experiência interessante, um programa tecnológico e transformador, e foi entregue na qualidade que queríamos. É um diferencial para os [pequenos] empreendedores associados que querem concorrer de igual para igual no mercado de e-commerce”, explicou Alessandra, complementando que no comércio eletrônico “todo mundo pode ser um Walmart ou Magalu”.

No ACDigital, segundo Alessandra, o primeiro passo é educar para depois vender. Ou seja, sensibilizar o empreendedor, explicando o quão importante é estar imerso na transformação digital. Na sequência, é diagnosticar, realizando uma avaliação do negócio. Depois, desenvolver a estratégia digital, por intermédio de encontros presenciais e/ou on-line. Em seguida, certificação, com segunda avaliação personalizada e, por fim, o processo formal de digitalização com apoio de mentorias e acompanhamento de especialistas das start-ups parceiras.

De acordo com Bárbara Brilhante, head de Inovação do Pateo76, que também participou da reunião, os associados começaram a usar as start-ups [do ACBoost], e o ACDigital atua como um ´Tinder de Start-ups’, no qual os participantes podem escolher as que mais se encaixam ao seu perfil e necessidades para essa transformação digital. Nessa primeira jornada, por exemplo, nove foram selecionadas: a Agênzia Marketing; Flex Frete; Gopage; Hublocal; Rits; Qvende; Pague Bem Brasil; Lucrefy; e Mark.

A ideia, agora, segundo Alessandra, é expandir o programa, a partir de março de 2025, para as 15 distritais da ACSP, uma vez que, nesse primeiro momento, apenas três delas participaram – Ipiranga, Sudoeste e Noroeste – e atender até 1.000 associados por ano. A coordenadora vai ainda mais longe, projetando distribuir o “AC” paras as associações comerciais do Brasil, após atingir todo o potencial de público entre os associados da ACSP, e com apoio de parceiros estratégicos como o SEBRAE.

Participaram também da reunião os empresários e conselheiros do Conin: Marcos Andrade e Giovanni Guerra, além do participante do ACDigital, João Paulo de Souza.

Veja fotos: flic.kr/s/aHBqjBQJMc

Por ACSP