Conselho de Orientação e Serviços da ACSP debate EESG e IFRS

São Paulo, 23 de outubro de 2023. Na sexta-feira (20), o Conselho de Orientação e Serviços (COS), órgão ligado à Associação Comercial de São Paulo (ACSP), recebeu na sede da entidade o administrador e pós-graduado em Mercado de Capitais pela Universidade de São Paulo (USP), Roberto Souza Gonzalez. Na ocasião, o convidado ministrou a palestra “EESG IFRS e seus impactos na propriedade sustentável e na valorização empresarial”.

Na abertura do evento, o superintendente da Distrital Sudeste, Paulo Simões de Medeiros Júnior, agradeceu a presença do palestrante e ressaltou a importância do tema abordado. “Gostaria de expressar meu agradecimento ao nosso convidado, Roberto Souza Gonzalez, especialista com vasta experiência nesse assunto. Hoje, temos uma excelente oportunidade para explorar de forma mais aprofundada esse tema de grande importância não apenas para o Brasil, mas também para o mundo todo”.

Durante sua apresentação, Gonzalez abordou diversos temas relevantes, dentre eles: a importância da questão socioambiental na prática econômica, financeira e contábil das organizações empresariais; a discussão sobre a inclusão de variáveis socioambientais na avaliação do valor das empresas; a necessidade de uma governança que englobe tanto aspectos econômicos, financeiros e contábeis quanto socioambientais; e a existência de padrões internacionais, como o International Financial Reporting Standards (IFRS), que orientam a avaliação das empresas no contexto ESG, entre outros.

Durante a palestra, Gonzalez apontou a importância de integrar a qualidade de vida nos conceitos de governança, responsabilidade social e sustentabilidade nas organizações. Ele também abordou o impacto da sobrecarga de trabalho sobre os pequenos empresários e a necessidade de proporcionar qualidade de vida para eles.

Além disso, chamou a atenção para a discussão sobre a universalidade da agenda de sustentabilidade, defendendo a ideia de que ela não é exclusiva de nenhum partido político ou ideologia. Ele enfatizou que a sustentabilidade não deve ser vista como algo feito apenas por ser "bonzinho", mas sim como algo rentável e benéfico para as empresas.

Veja as fotos: flic.kr/s/aHBqjAZamz

Por ACSP