Conselho Regional de Economia na Associação Comercial de São Paulo

O presidente Roberto Mateus Ordine recebeu, ontem (30), Odilon Guedes Pinto Júnior, presidente do Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon-SP), e seu vice, Haroldo Silva, para tratarem da campanha “Orçamento Público e Transparência Popular”, uma iniciativa do referido conselho, que une forças com outras instituições, como as associações comerciais, e ampliam o conhecimento e controle cidadão no orçamento para definir os rumos do Brasil.

“Esta é uma iniciativa muito bem-vinda, de conscientização da população, como também fazemos com o Impostômetro e Gasto Brasil. Contem conosco nessa jornada”, declarou Ordine, colocando o Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV) como contato e vínculo para formalizar estratégias.

A campanha “Orçamento Público” propõe facilitar a compreensão das receitas e das despesas das prefeituras em âmbito nacional, apresentando as receitas e despesas dos executivos municipais em uma linguagem simples e de entendimento fácil para qualquer cidadão. Além disso, a campanha incentivará o desenvolvimento de cursos, aulas e palestras para gestores, jornalistas, economistas e líderes sociais que trabalham ou pretendem trabalhar com o orçamento público.

“Esse debate é fundamental para a sociedade entender onde o dinheiro está sendo empregado”, comentou Odilon, ressaltando que a campanha é suprapartidária, sem viés político e foi idealizada para unir diversas instituições, entidades e segmentos da sociedade para pensarem, juntos, em um projeto único de País.

Segundo o presidente do Corecon, a sua entidade vem conversando com prefeitos de diferentes cidades do interior do estado de São Paulo e muitas prefeituras estão receptivas à campanha, como a de Marília, Bauru, Araçatuba e Vera Cruz. No próximo dia 14 de agosto, por exemplo, haverá aproximação e encontro em Campinas. Para ampliar essa intermediação, o presidente Ordine sinalizou que a rede de contatos da ACSP, no interior, contendo mais de 420 entidades, pode ajudar o Conselho de Economia nessa empreitada.

“Tudo o que sai daqui [da ACSP], todo mundo ouve. A qualidade dos economistas da Casa é reconhecida. Parabéns à ACSP”, enalteceu Haroldo, explicando ser esse um dos motivos de procurar a Associação Comercial para se unir e contribuir com a campanha. “Queremos ouvir a Casa e receber insights da ACSP”, complementou.

Segundo Antônio Prado, conselheiro do Corecon, que também acompanhou a reunião, “nenhum projeto de desenvolvimento se sustenta sem vários segmentos trabalhando juntos. Ou construímos juntos ou não vamos a lugar algum”. Ele explicou que a campanha está na fase de captação de apoio e de muita conversa com diversos parceiros em potencial como a ACSP. “Todos têm seus interesses [na construção de um Projeto de País]. Será que não há um interesse nacional em comum para construirmos juntos?”, questionou.

É esse um dos principais objetivos da campanha: “obter apoio e a adesão de outras entidades à campanha” e “promover os valores da transparência, Democracia, cidadania, eficiência, lisura e zelo com os recursos públicos”. O presidente Ordine se posicionou favorável à campanha durante todo o encontro, e o economista do IEGV Ulisses Ruiz de Gamboa estará à frente das tratativas e demandas entre ACSP e Corecon-SP.

Ao longo dos debates, na tarde de ontem, no gabinete da presidência da ACSP, outros temas também foram abordados, como a situação da Educação no Brasil, BETs, taxa de juros, desigualdade social, agronegócio e “poucos economistas no Poder Público”. “O Corecon valoriza os economistas. No Poder Público há poucos. Estamos discutindo isso [internamente] para formar o economista para o setor público”, pontuou Odilon.

Outros assuntos em debate também foram os artigos mensais sobre temas econômicos do Corecon, que ajudam na formulação de políticas mais eficazes. Até o momento, seis publicações foram divulgadas, tratando do papel do Estado, limites da política monetária, necessidade da neoindustrialização, austeridade fiscal e muitos outros, que podem ser acessados em: www.coreconsp.gov.br

Participaram também da reunião: Marcel Solimeo, economista-chefe do IEGV; o economista Ulisses Ruiz de Gamboa; Renan Luiz Silva, superintendente de Serviços Institucionais; Guilherme Giussani, diretor-técnico da Câmara de Mediação e Arbitragem (CEMAAC); Alexandre Ortiz, assessor da presidência para assuntos do Centro.

Veja as fotos: flic.kr/s/aHBqjCoT97

Por ACSP - 31/07/2025