Convênio entre FAC e APAS vai beneficiar trabalhadores dos supermercados do Estado

Um almoço na sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) marcou a assinatura de convênio entre a Associação Paulista de Supermercados (APAS) e a Faculdade do Comércio de São Paulo (FAC-SP), que tem como uma de suas mantenedoras a ACSP. Tratam-se de condições especiais para que funcionários das empresas associadas à entidade supermercadista também tenham descontos diferenciados nas mensalidades da instituição de ensino e acesso a aulas especiais.

Esta parceria só foi possível por conta do bom relacionamento da APAS com representantes da Distrital Sudoeste, onde fica localizado o pólo Butantã de ensino da FAC-SP. "Ficamos muito honrados de contribuir com este convênio", afirmou Ricardo Granja, superintendente da Distrital. "Os supermercadistas terão a oportunidade, agora, de aperfeiçoar o conhecimento que já têm por meio de uma grande faculdade chancelada por uma instituição do porte da Associação Comercial de São Paulo", complementou. 

O evento contou com a presença do presidente da APAS, Ronaldo dos Santos, do vice-presidente e presidente em exercício da ACSP, Roberto Mateus Ordine, e do diretor da FAC, Wilson Rodrigues.

Ordine deu as boas-vindas a Ronaldo dos Santos e falou da importância da FAC-SP no âmbito da Associação Comercial. “Ieniciamos o projeto da FAC com um certo receio por conta da crise econômica e da pandemia. Hoje, temos 900 alunos nos vários cursos de graduação e pós-graduação e a faculdade vem se adaptando às diferentes demandas, inclusive formando gestores para o setor”, disse.

O presidente em exercício da ACSP também destacou a abrangência do convênio com uma entidade como a APAS que reúne várias empresas que somam, juntas, cerca de 70 mil funcionários.

Para Ronaldo dos Santos o convênio entre a FAC e a APAS vem num momento em que cada vez mais os empregados de supermercados precisam de qualificação. “Em relação à formação de profissionais, no mercado em geral, o varejo ficou para trás. Daí a importância da FAC que vem exatamente para oferecer a necessária qualificação dos trabalhadores do comércio, principalmente se levarmos em consideração as mudanças tecnológicas, o e-commerce e os novos canais de vendas”, completou.

O presidente da APAS acrescentou que muitos empresários supermercadistas não conseguem contratar a mão-de-obra mais adequada para um ambiente tecnológico. “A FAC representa a abertura de novas oportunidades de trabalho e a possibilidade de levar mais conhecimento para os profissionais dos supermercados”, disse Santos.

Wilson Victorio Rodrigues, diretor da faculdade, mostrou-se bastante otimista com o potencial de crescimento da FAC-SP, que hoje já está disponível em vários municípios do Estado, por meio da rede de associações comerciais da Facesp.


“A formação adequada do trabalhador do comércio atende às novas demandas impostas pelas mudanças tecnológicas cada vez mais rápidas. Para isso, a FAC-SP está ampliando sua área de atuação”.

O convênio entre Faculdade do Comércio e a Apas prevê descontos diferenciados em vários cursos: 25% na graduação EAD, 40% na pós-graduação e 50% na graduação híbrida presencial EAD.

Por ACSP