Coronavírus: 4 atitudes para a sua empresa adotar durante a pandemia

Passados cinco meses desde a chegada do coronavírus ao Brasil, mais de 100 mil mortes pela doença foram registradas e ainda não se sabe por mais quanto tempo as medidas de distanciamento devem durar. Enquanto isso, a sociedade sente os efeitos que a COVID-19 continua provocando na saúde e na economia.

Nesse momento, as empresas têm uma grande responsabilidade e podem adotar medidas importantes, seja para ajudar no combate à propagação do vírus ou compartilhar informações corretas.

Aliás, como a sua empresa tem se comportado em meio à pandemia? A seguir, listamos quatro ações importantes que os negócios podem aderir nesse momento e ajudar a amenizar os efeitos da crise. Confira:

1 - Solidariedade e empatia

Apesar de tantas consequências ruins, a pandemia do novo coronavírus tem desencadeado um comportamento de solidariedade e empatia pelo mundo. Além das ações individuais, empresas de diferentes segmentos também têm buscado maneiras de colaborar com a sociedade.

Existem diversas formas de se engajar. Algumas companhias aproveitaram a ociosidade da sua mão de obra e destinaram parte da sua capacidade produtiva para fabricar ou consertar itens importantes no enfrentamento à pandemia.

No Brasil, uma das primeiras empresas a liderar esse movimento foi a cervejaria Ambev, que reservou uma de suas fábricas para a produção de álcool em gel. Ao todo, milhões de unidades foram distribuídas aos hospitais públicos do país.

Outra maneira de contribuir é por meio da doação de equipamentos ou quantias em dinheiro para hospitais, organizações sociais e de pesquisa.

Além disso, os negócios locais podem liderar campanhas de arrecadação de alimentos e doações para quem precisa e, posteriormente, organizar a distribuição dos materiais na região. As possibilidades são infinitas. Que tal escolher uma delas para aderir na sua empresa?

2 - Orientar para a prevenção

Não é segredo para ninguém que manter a higienização frequente das mãos e usar máscaras estão entre as ações mais importantes para conter o coronavírus. Aliás, em São Paulo, onde já foram adotadas medidas de flexibilização da quarentena, esses cuidados devem ser tratados com ainda mais rigor.

Por isso, é fundamental que as empresas estimulem esses hábitos por meio de campanhas com os funcionários e garantam acesso aos produtos essenciais para higienizar as mãos e os estabelecimentos.

3 -  Cuidar dos colaboradores

Os funcionários que apresentarem os sintomas de COVID-19 devem ser orientados a procurar os serviços de saúde e ir para casa imediatamente.

Além disso, é importante garantir políticas mais flexíveis e assistenciais nesse momento: ofereça condições para que os funcionários cuidem de familiares doentes e estude o funcionamento do seu negócio para identificar as atitudes que podem ser tomadas para conter a propagação da doença.

Na prática, também é muito importante criar condições tecnológicas para facilitar a adoção do trabalho remoto — se a sua empresa puder funcionar dessa forma — e reduzir contato pessoal. As políticas adotadas devem ser comunicadas de maneira clara a todos os funcionários, sem expor os colaboradores doentes e respeitando as suas condições e prazo de recuperação.

4 - Aprender

É verdade que ainda há muitas incertezas sobre o coronavírus. Ao redor do mundo, cientistas continuam estudando a gravidade da doença e analistas econômicos ainda revisam as projeções do impacto do novo coronavírus no mercado.

Independentemente dessas conclusões, é importante aproveitar esse momento para tirar alguns aprendizados que podem ajudar a sua empresa agora e no futuro: aprimorar as políticas de trabalho remoto e melhorar a infraestrutura tecnológica para o home office; avaliar com mais cuidado as necessidades de viagem, aumentando a produtividade e reduzindo custos e planejar-se com antecedência para cenários de crise que impactam a operação do negócio são alguns exemplos.

Agora que você já conheceu algumas ações que a sua empresa pode aderir durante a pandemia, é hora de pensar em quais medidas você ainda não adotou no seu negócio e definir quais serão os próximos passos para colocá-las em prática. Continue acompanhando os conteúdos que preparamos para você!

Por ACSP