CPU DA ACSP DEBATE REVITALIZAÇÃO DAS REGIÕES CENTRAIS DE SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO

O Conselho de Política Urbana (CPU), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), promoveu, no último dia 24 de março, um debate com o Secretário de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) de São Paulo, Marcos Duque Gadelho, e com o Secretário Municipal de Planejamento Urbano do Rio de Janeiro, Washington Fajardo, sobre os projetos das duas cidades para recuperação de suas regiões centrais. A reunião foi conduzida pelo vice-presidente da ACSP, Antônio Carlos Pela.

Gadelho fez uma primeira apresentação de suas propostas e ideias para o centro de São Paulo e o programa Requalifica Centro. Segundo ele, a intenção é reduzir o excesso de burocracia e obstáculos que as empresas encontram para aprovar os projetos de recuperação de imóveis no centro da cidade.  ”Discussões sobre o centro de São Paulo já acontecem há muitos anos, mas o grande problema é a continuidade dos projetos. Difícil cumprir metas quando os sucessivos governos têm diferentes soluções para problemas”, afirmou.

Em relação aos PIUS, projetos de intervenção Urbana que fazem os estudos técnicos necessários para promover mudanças nas áreas degradadas, ele acrescentou que devem ser adequados à dinâmica da realidade da cidade. “O importante é atrairmos empresários através de benefícios. O retrofit é uma ferramenta fundamental para trazermos essas empresas para cá e contribuir para a renovação.”

Já o arquiteto Fajardo apresentou os principais pontos sobre o Reviver Centro, programa que tem desenvolvido as políticas públicas de recuperação do centro da cidade maravilhosa. ”Fizemos uma avaliação profunda sobre o movimento imobiliário na cidade do Rio de Janeiro e concluímos que, no Rio, a região central ainda é importante, inclusive em relação aos empregos, com mais de 200 mil empregos formais”, finalizou.

Por ACSP