Crowdshipping: por que essa tendência pode ser interessante para a sua empresa?

Não é segredo para ninguém que as compras online não param de crescer. Se antes da pandemia e da adoção das medidas de isolamento os e-commerces já conquistavam os consumidores pela praticidade, agora o comércio virtual também se tornou sinônimo de segurança, já que os clientes podem comprar tudo sem sair de casa.

Seja em uma loja online ou em um estabelecimento físico que atende por delivery, o tempo de entrega é um dos fatores mais importantes para que o consumidor decida onde vai comprar. Por isso, aprimorar esse processo na sua empresa é uma necessidade contínua.

Quando o assunto é logística, uma nova tendência promete mais flexibilidade para os entregadores, condições interessantes para as empresas e bons prazos de entrega para os consumidores: o crowdshipping. Você já ouviu falar? Confira mais detalhes sobre esse formato e avalie se ele faz sentido para a rotina do seu estabelecimento.

 

Afinal, o que é crowdshipping?

O crowdshipping é um sistema de entrega de produtos feito por pessoas comuns cadastradas em plataformas online e que utilizam seus próprios meios de transporte, que podem ser carros, motos ou até mesmo bicicletas.

Além de ser uma opção de entrega mais prática, rápida e flexível, essa modalidade vem se tornando mais eficiente na rapidez de entrega, que tem acompanhado a alta demanda com o crescimento do e-commerce.

Como o crowdshipping pode ajudar a sua empresa?

Se você ainda enfrenta dificuldades no processo de entregas da sua empresa ou não encontrou o formato que funciona melhor para a rotina do seu estabelecimento, esse novo modelo pode ser um grande aliado. Entre as principais vantagens do crowdshipping estão:

  • Custos menores, já que a sua empresa paga o prestador de serviço por entrega.
  • Mais agilidade na entrega dos pedidos.
  • Complementação de entregas nas cidades, já que muitas delas vêm restringindo a circulação de caminhões e veículos pesados.
  • Atendimento a um número maior de clientes.
  • Maior previsibilidade dos custos, já que os riscos do transporte são reduzidos.

Como participar desse novo modelo de entrega?
O primeiro passo é o empreendedor e entregador se cadastrarem em uma plataforma responsável por essa conexão. Quando o produto estiver pronto para entrega, o aplicativo irá localizar o prestador de serviço mais próximo e direcioná-lo até o local.

Mas, como qualquer outra solução, o crowdshipping também apresenta riscos: como se trata de um processo “terceirizado”, pode ser interessante começar a implementá-lo aos poucos, para garantir que a qualidade do seu serviço não será reduzida, que o prazo de entrega prometido ao cliente será respeitado e que os produtos não chegarão ao local danificados.

O que achou desse modelo de entrega? Acha que ele ajudaria a tornar as entregas da sua empresa mais ágeis ou econômicas? Se você conhece um empreendedor que está buscando alternativas para os seus processos logísticos, compartilhe este conteúdo com ele!

Por ACSP