Dark kitchen: esse modelo de negócio é mesmo interessante?

Já conheceu um restaurante onde você não pode comer? Eles são chamados de dark kitchens e funcionam exclusivamente para a venda de comida para entrega. O espaço tem apenas a parte da cozinha, sem salão de atendimento, mesas e garçons. Em muitos casos, não há sequer uma identificação na fachada. Se você passar na frente, pode nem perceber que ali tem um restaurante. 

Esse modelo começou a crescer com os aplicativos de entrega, que, segundo um levantamento do aplicativo de gestão financeira Mobills, registrou aumento de 149% em vendas entre janeiro e dezembro de 2020. Mas o que explica o sucesso desse tipo de restaurante? 

Mais barato

A maior vantagem do modelo 100% delivery está na redução dos custos operacionais. Os proprietários não gastam com mobiliário, decoração, pratos e garçons, por exemplo. Além disso, como os clientes não vão ao restaurante, dá para economizar alugando um espaço em ruas secundárias, sem tanto movimento, ou em bairros mais baratos. 

No universo das dark kitchens, uma tendência que vem se fortalecendo é a dos coworkings de cozinhas. Funciona assim: diferentes empresas alugam salas e dividem espaços comuns, como recepção e banheiros. Alguns restaurantes também alugam cozinhas e dividem serviços de limpeza, vestiários e atendimento aos motoboys. É mais economia ainda. 

Como montar uma dark kitchen?

Ao contrário do que muitos pensam, essa não é uma tendência exclusiva para novas marcas. O modelo de cozinhas exclusivas para delivery conquistou até restaurantes bem tradicionais, que precisaram se reinventar durante a pandemia. 

Gostou da ideia? Veja o que é preciso para montar uma dark kitchen:

Espaço

Para montar uma dark kitchen, você vai precisar de um espaço de pelo menos 25 m², um cozinheiro e um funcionário para cuidar dos pedidos. Os equipamentos necessários variam de acordo com o tipo de gastronomia, mas você pode começar com um forno, fogão, fritadeira, chapa e refrigerador. Mas, atenção: como em um restaurante comum, você também precisa estar atento e seguir as normas da vigilância sanitária, como a exigência do certificado de manipulação de alimentos. 

Menu 

As dark kitchens costumam ser procuradas por consumidores que buscam praticidade, então, cardápios com muitos itens não são muito atrativos. Nesse sentido, a melhor estratégia é ter poucas e boas opções. Além de ajudar na escolha dos clientes, isso também facilita na hora da produção. 

Vale lembrar, também, que nem todos os alimentos são indicados para o delivery. Frituras, por exemplo, perdem a crocância em pouco tempo. Antes de colocar o negócio na rua, faça alguns testes. 

Escolha dos ingredientes 

Lembre-se que no modelo de cozinha para delivery os alimentos levam pelo menos dez minutos para chegar até o cliente e podem sofrer mudanças importantes em seu sabor e textura.  

Taxas

Apesar da redução em custos operacionais, é importante ficar atento às taxas cobradas pelos aplicativos de entrega, que giram entre 20% e 30% do valor da venda, dependendo da plataforma e do serviço que está incluso. 

Se você tiver um motoboy próprio, por exemplo, vai gastar menos do que quem usar os entregadores do app. A saída para tentar diminuir esse custo é adotar um canal de vendas próprio, com site, redes sociais e WhatsApp. 

Redes sociais 

Como já mencionamos, muitas dark kitchens não têm nem fachadas. E como elas podem se tornar conhecidas, então? Por meio das redes sociais. É importante investir em marketing digital e interagir com os clientes pelas redes. 

Observe a qualidade das fotos para garantir que elas realmente são capazes de tornar os seus produtos apetitosos. E nem todo o marketing precisa ser digital: você pode entregar um brinde junto com o pedido ou deixar um recado simpático na embalagem. 

Embalagens

A escolha da embalagem é muito importante, pois uma decisão ruim pode prejudicar a experiência do seu cliente com as refeições que você vende. Nada de escolher a opção mais barata: ela precisa manter o alimento bem protegido, não pode correr o risco de vazar e deve ser bem resistente, já que será empilhada na mochila do entregador. 

E você? Acha esse modelo de negócio interessante? Compartilhe este conteúdo com outros colegas empreendedores que podem gostar dessa opção e, quem sabe, fazer uma parceria com você. 

Por ACSP