Boa parte da sociedade brasileira assistiu perplexa circular pelas redes sociais e também pela mídia uma informação inverídica sobre o estimado por todos nós, Prof. Ives Gandra da Silva Martins, acerca de sua eventual participação em atos antidemocráticos, confundindo maliciosamente posição que ele defende desde a edição dos seus Comentários à Constituição do Brasil, entre 1988 e 1998, publicada em 15 volumes e com aproximadamente 12 mil páginas pela Editora Saraiva.
Essa violência sofrida pelo ilustre jurista desencadeou uma série de manifestações, pessoais e institucionais, de todo o país, em solidariedade ao Prof. Ives, tão estimado e respeitado por todos.
Também a nossa Associação Comercial de São Paulo, pelo seu presidente Roberto Mateus Ordine, publicou Nota de Desagravo, registrando o absoluto respeito, defesa e confiança na conduta do Prof. Ives por suas valorosas obras, que sempre seguiram na direção do exercício pleno da cidadania e da defesa do Estado Democrático de Direito, também da liberdade econômica e do debate de ideias, para a construção de um grande Brasil.
Parceiro da nossa Associação Comercial de São Paulo há 50 anos e membro do Conselho Superior da entidade, Dr. Ives Gandra é respeitado e reconhecido no meio jurídico, sempre atuando na defesa dos valores da Justiça e da livre iniciativa.
Tem ele uma história de lutas pelos princípios democráticos, de importante ajuda aos constituintes de 1988 e de grande amizade com ilustres figuras exponenciais da nossa República, especialmente por membros do Supremo Tribunal Federal.
Autor e coautor de diversos artigos, livros, revistas e periódicos, também foi coordenador de incontáveis eventos jurídicos com juristas de escol. É respeitado no meio jurídico por todas as suas obras e destacadamente, por sua lhaneza, humildade, fineza de trato e por sua conduta ilibada.
Destaca-se o Prof. Ives na profunda análise acadêmica da Constituição Federal. Trata-se, como asseverado em uma das Notas emitidas pelo país, de um jurista a ser seguido e não perseguido.
Vivemos dias de destruição de reputações, dias em que a discordância intelectual fomenta a vontade danosa dos divergentes. Há que se defender, incondicionalmente, a diversidade de opiniões, concordemos ou não com elas, pois tal liberdade é sagrada e só encontra balizamento da lei e nos primados constitucionais.
Assim, atendendo gentil convite do querido companheiro e advogado Alfredo Veloza, Coordenador do Conselho Consultivo da ACSP, faço esta singela manifestação em nome deste Conselho, em Desagravo ao querido Prof. Ives Gandra, apresentando a nossa solidariedade, o nosso apoio, o nosso respeito e a nossa admiração por sua independência intelectual, pois, temos a certeza que o querido amigo é um democrata com extensa folha de serviços à nação brasileira.
Muito Obrigado Prof. Ives Gandra da Silva Martins!
Prof. Dr. Luiz Flávio Borges D’Urso - Membro do Conselho Consultivo
São Paulo, 28 de junho de 2023
Por ACSP