DIA DAS MÃES CONTRIBUI PARA CRESCIMENTO DE 26,8% NO VAREJO EM MAIO

O comércio paulistano tem bons motivos para comemorar o resultado do balanço de maio. A movimentação no comércio paulistano tem se aproximado cada vez mais do período pré-pandemia. No mês passado, o segmento avançou 26,8% em comparação ao mês anterior. No acumulado dos últimos doze meses, o balanço também foi positivo, com 28,9%, e ficou ainda melhor nos seis primeiros meses do ano, fechando em 43,4%. Os dados são do Balanço de Vendas elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP) com amostra da BVS. 

De acordo com o economista da ACSP, Ulisses Ruiz Gamboa, a alta foi puxada, principalmente, pela movimentação no Dia das Mães e devido ao maior número de dias úteis em maio.

 “Apesar de, na comparação com o mesmo período de 2019, o indicador estar negativo em 9%, com a reabertura gradual da economia e o fim das restrições já se pode observar avanços na recuperação das atividades”, frisou Gamboa.

Dia dos Namorados aquecido

Se maio foi um mês considerado positivo para o varejo, junho não deve ficar atrás. Uma outra pesquisa da ACSP, encomendada à Pinion, mostrou que 35% dos brasileiros pretendiam presentear nessa data. E, desse total, 38,5% esperavam desembolsar mais do que no ano passado. A porcentagem dos indecisos foi de 15% e a dos que já decidiram não gastar de 49,3%. Foram ouvidas 1.712 pessoas em todas as regiões do país.

O gasto médio dos que iriam às compras foi de R$ 50,00 a R$ 200,00, sendo que a maioria disse optar por roupas, calçados e acessórios. Chocolates, bombons e perfumes aparecem em seguida.

Por ACSP