As iniciativas voltadas a mulheres empreendedoras ou que desejam empreender ganharam reforços. No dia 10 de junho, a Distrital Sudeste da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), localizada no bairro da Vila Mariana, passou a abrigar o projeto piloto "Florescer da Autoestima da Mulher", criado pelo Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC).
O objetivo do projeto é levar autoconhecimento e autocuidado às mulheres que queiram empreender ou já sejam empreendedoras. Está prevista a criação de redes de apoio para mulheres em situação de vulnerabilidade com orientação, acolhimento e encaminhamentos aos serviços necessários nas áreas de saúde, justiça, psicologia e outros apoios multidisciplinares.
“Queremos transformá-lo numa ação permanente. A autoestima impacta profundamente a vida da mulher. Com ela, a mulher se torna independente, desenvolvedora e agregadora. O projeto nos mostra a diferença que isso faz na vida dela no dia a dia", comentou a presidente do CMEC da ACSP e do CMEC Nacional, Ana Claudia Badra Cotait.
Com a inauguração do primeiro polo na Distrital Sudeste, representantes do CMEC no local passaram a desenvolver e buscar parcerias para construção de políticas públicas sempre buscando o fortalecimento da autoestima das mulheres. Algumas das quais já estão em fase avançada de acerto como a OAB 116ª subseção Jabaquara, Faculdade Anhanguera campus Vila Mariana, Hospital São Cristóvão, Igreja Baptista de Moema, além do Instituto Amor & Mechas.
As empresas e organizações devem contribuir com o projeto dedicando 10 horas por mês em trabalhos voluntários no âmbito do Florescer da AutoEstima da Mulher, projeto este que, pelas mãos do vereador Aurélio Nomura, se tornou a lei municipal número 17.741, sancionada em janeiro de 2022 e que estabelece o dia 21 de setembro como o “Dia Florescer da Autoestima da Mulher”, que reafirma a preocupação do poder público e da sociedade civil com o tema.
Recentemente inaugurado no edifício-sede, o Espaço da Mulher Autora, um local com livros escritos exclusivamente por mulheres, incentivando a leitura de mulheres autoras, também foi inaugurado na Distrital.
O evento, que teve como anfitrião o superintendente da Distrital Vila Mariana, Paulo Simões de Medeiros Junior, contou com as presenças das autoras Priscila Agapito e Dra. Águida Arruda Barbosa; Dra. Celi Paulino Carlota e Fabíola Macedo Vasconcelos Koschitz coordenadoras do CMEC na Distrital Sudeste e co-criadoras do projeto, entre dezenas de convidados.
Acesso às fotos do evento no link
Por ACSP