Dos EUA para a sua empresa: conheça as últimas tendências globais de negócios

Depois de um ano utilizando ainda mais os recursos que a tecnologia proporciona, muitas empresas deram um novo significado a essa modernidade. Desde que a pandemia começou a ganhar força no mundo, as vendas on-line tornaram-se protagonistas no mercado e as redes sociais se estabeleceram como ponto de contato entre marcas, consumidores e varejistas tradicionais.

A pandemia também mostrou que é muito importante dar autonomia e treinamento aos funcionários, humanizar os atendimentos e transformá-los em reais influenciadores da marca. Esses e outros pontos foram discutidos durante o Retail’s Big Show, maior evento de varejo do mundo, promovido nos Estados Unidos.

Na edição deste ano, as maiores discussões giraram em torno de como o novo coronavírus vai impactar a jornada de compra do consumidor. Termos como ESG, social selling e fulfillment ganharam destaque nessa transição do varejo em meio a tantas dificuldades. Entenda o que esses conceitos significam:

ESG (Environmental Social Governance): a consciência ambiental e social trazida pela sigla já se apresenta como algo determinante. Não apenas pelas questões regulatórias ou pelo que bancos e investidores demandam, mas porque as pesquisas deixam isso muito claro: os consumidores passaram a escolher marcas e lojas a partir disso.

Com diversas mudanças sociais no ano de 2020 e até o momento do ano de 2021, temos visto que a atitude e postura em relação a novas práticas de diversidade e questões ambientais devem ser protagonistas. De que maneira a sua empresa está se adaptando ao crescimento dessas pautas?

Always on: uma pesquisa da Ericsson, divulgada em 2019,  aponta que até o ano que vem haverá cerca de 29 bilhões de dispositivos conectados no mundo todo (três vezes mais do que a população humana). Neste contexto, 75% da população mundial terá acesso à internet e o 5G será uma realidade.

Caso essa previsão se confirme, a tendência de always on (sempre conectados), que já é muito forte atualmente, ganhará ainda mais força. Com as pessoas cada vez mais conectadas e com as informações na palma da mão, os canais devem estar cada vez mais alinhados para não haver divergência nas informações. Na prática, a sua empresa deve estar ainda mais atenta ao que comunica em todas as plataformas e ambientes. Ofertas anunciadas na sua loja virtual, por exemplo, não podem divergir das apresentadas no estabelecimento físico, a não ser que esta diferença seja comunicada aos clientes como uma condição especial. Do contrário, a sua marca pode transmitir uma mensagem negativa ao público.

Live shop streaming: com a alta das lives em tempo de pandemia, as empresas encontraram um jeito diferente de se comunicar com o consumidor, além de ser uma forma de ligar a loja física ao e-commerce. O novo conceito chamado de live shop streaming é uma mistura do comércio eletrônico tradicional com transmissão ao vivo, muito comum na Ásia, que vem cada vez mais tomando o seu espaço no Brasil e no mundo.

Fulfillment: uma das práticas atuais mais importantes no e-commerce em relação à logística é o fulfillment — uma operação que agiliza desde a separação no estoque até a entrega do produto ao cliente. No Brasil, o conceito é aplicado pelo Mercado Livre, que armazena o estoque de seus principais vendedores.

Preço baixo não é mais o principal critério na decisão de compra. Hoje, o consumidor valoriza a experiência que o e-commerce proporciona desde o momento da compra até o pós-venda. Comodidade e velocidade são fatores decisivos. A sua empresa tem priorizado essas questões no dia a dia? Se não, é hora de começar a planejar processos e ofertas que facilitem a rotina do consumidor em todas as etapas do processo de compra.

Social selling: a nova ferramenta de vendas são as redes sociais. Chamado também de venda social, o movimento social selling é focado na criação de relacionamentos, onde as empresas podem usar plataformas como Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram e TikTok para oferecer insights e interagir com os clientes em espaços específicos, criados justamente para esse tipo de comunicação.

É preciso entender o ambiente das redes sociais e como aproveitar o poder de interatividade e relacionamento para se aproximar dos consumidores e gerar mais vendas por lá. A partir de suas postagens, é possível oferecer conteúdo de valor para construir sua credibilidade e interesse no seu produto no longo prazo, sem pressa para fechar vendas.

Com todas essas novidades, que tal analisar as vantagens dessas práticas, refletir sobre quais você já aplica no dia a dia do seu negócio e quais podem entrar na rotina da sua empresa?

Por ACSP