EM MARÇO, CONFIANÇA DO CONSUMIDOR PAULISTA CAI 7 PONTOS

O Índice de Confiança São Paulo, pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) feita pela Behup, registrou neste mês de março a menor pontuação desde o início da pandemia. O medo do desemprego e a queda na renda contribuem para o pessimismo dos consumidores.

A confiança do consumidor paulista em relação à economia caiu para 71 pontos em março, sete a menos do registrado em fevereiro e dois a menos que maio e junho de 2020. Os pesquisadores ouviram 800 pessoas pertencentes a todas as classes sociais na região metropolitana, no interior e no litoral.

O indicador varia de 0 a 200 e apontou que em março o poder de compra dos paulistanos está caindo. O agravamento da pandemia, o fim do auxílio emergencial e as medidas restritivas para o comércio, bares e restaurantes estão sendo muito sentidos neste momento, de acordo com Marcel Solimeo, economista da ACSP.

Em fevereiro do ano passado, quando não se tinha ainda a notícia de que havia grande número de contágios provocado pelo novo coronavírus no Brasil, a confiança estava em 102 pontos. Logo em seguida, este índice mais otimista foi caindo até maio e junho de 2020, meses que já registravam 73 pontos. Depois, começou a subir um pouco até outubro, época em que chegou a 85 pontos e voltou a cair novamente.

“A falta do auxílio emergencial e o fechamento dos postos de trabalho contribuem para que o consumidor tenha poucas condições de movimentar a economia. Para resumir, quem comprou, comprou”, finalizou Marcel Solimeo.

Por ACSP