
Na quarta-feira (4), a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) recebeu uma comitiva egípcia liderada pela Embaixadora do Egito no Brasil, Mai Taha Khalil, e acompanhada de Bassel Abou Latif, assessor de Relações Institucionais da Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB), e Nashwa Bakr, Cônsul Comercial do Egito em São Paulo. O grupo foi recebido por Roberto Mateus Ordine, presidente da entidade, Damaris Eugênia Ávila da Costa, presidente do Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras CECIEx, e Ricardo Cury, coordenador do Conselho de Consulados e Câmaras Internacionais de Comércio (CCIC).
No início da reunião, Mai relatou que este é o seu terceiro posto como embaixadora. Anteriormente, representou diplomaticamente o Egito em Uganda e no Chipre, além de ter atuado em outros cargos no Japão e nas Nações Unidas. Ao falar da sua experiência no Brasil, ela disse ver muitas semelhanças entre brasileiros e egípcios, especialmente as características culturais. “Vocês, iguais à gente, são calorosos, cumprimenta com beijo, abraça”, falou. “Eu costumava trabalhar no Japão e você não tem permissão para tocar, nem mesmo para apertar as mãos, é tudo à distância. Então é como se aqui estivesse de volta à minha vida normal”.
Sobre a relação comercial entre Brasil e Egito, a embaixadora observou que existem “muitas oportunidades e um enorme potencial de cooperação”. Entre os pontos principais, ela citou missões comerciais, destacando as recentes rodadas de negócios nas quais empresas brasileiras participaram para mostrar os seus produtos e saber o que o Egito tem a oferecer, fóruns de negócios e acessibilidade ao mercado, apontando a localização estratégica do Egito e seu ponto de conexão entre África, Ásia e Europa, uma vantagem significativa para empresas brasileiras que buscam acessar esses mercados.
“Somos privilegiados com a nossa localização no centro de três grandes continentes, e temos acordos comerciais e de investimento que podem permitir que o Brasil tenha fácil acessibilidade a esses mercados”, indicou.
Para o presidente Ordine, “existe um grande potencial para avançar o comércio entre o Brasil e Egito, e a ACSP estará à disposição para ajudar em ações e eventos que aumentem o relacionamento econômico entre os dois países”.
Missão ao Norte da África (Egito)
A Missão ao Norte da África é fruto do Projeto Brazilian Suppliers, parceria entre o CECIEx e a ApexBrasil, com apoio da São Paulo Chamber of Commerce. A missão ocorreu entre os dias 23 e 26 de junho de 2024, no Cairo, Egito, sendo composta por rodada de negócios entre exportadores brasileiros e importadores do Egito.
Participaram 11 empresas brasileiras, representando 40 indústrias, o que resultou em 362 reuniões de negócios nos três dias de rodada. Os setores contemplados foram alimentos e bebidas, vestuário, casa e construção e maquinário, especialmente agrícola. Além disso, também foi assinado um MOU com a Giza Chamber of Commerce.
Veja as fotos: flic.kr/s/aHBqjBTWQ1
Por ACSP - 05/12/2024